A próxima vez que aquele “amigo” inconveniente, que ainda está encantado com o mercado de capitais, perguntar a você com aquele ar de deboche… Qual é a rentabilidade do capital investido em sua fazenda?
Sacando daquela foto que dá inveja a qualquer um que enfrenta o trânsito paulistano no começo da noite, retruque com a seguinte pergunta: Quanto vale este por de sol ?
Não sei ainda se felizmente ou infelizmente, mas a pecuária de corte no Brasil sempre teve um quê de reserva de patrimônio e muito de especulação imobiliária. Ao longo da história, diversos fatores concorreram para a consolidação dessa, como sendo a segunda atividade preferida de várias pessoas: industriais, banqueiros, profissionais liberais, comerciários, executivos e etc …
As características mais marcantes de uma segunda atividade, que serve para “guardar” o dinheiro, são o risco baixo e a boa liquidez, porém de quebra e não por acaso, temos a baixa rentabilidade, o que não parece ser problema para quem já tem a geração de renda na atividade principal.
Inúmeras foram as vezes que ouvi de “pecuaristas” que se conseguissem empatar receita e despesas na propriedade, já dariam-se por satisfeitos, pois poderiam recarregar as baterias no final de semana para enfrentar novamente a selva de pedra .
O problema disso é que a medida que mais “investidores” entram no negócio sem preocupação direta com a margem de ganho, o preço da reposição tende a subir e inviabilizar a vida daqueles que não tem outra atividade geradora de renda.
É por essas e outras, que estamos vivendo esta situação inusitada em que o preço da arroba é historicamente dos mais baixos e o preço da reposição continua bastante firme.
Se você está como muita gente nesse ramo, praticamente “trocando cebola”, e pretende permanecer na engorda pelas vantagens da atividade ou por entender que acoisa tende a mudar, analise se é mais interessante no global do seu negócio, trocar mais cebolas ou diminuir o ritmo, mas independentemente do lado que você se encontre, lembre-se de aproveitar muito bem os chamados ganhos intangíveis da atividade curtindo o sossego, a paisagem, a comida da roça, a conversa desinteressada do caboclo e se quiser demonstrar mais lucro, não se faça de rogado e coloque valor em tudo isso.
Afinal, quanto vale esse por de sol ?
ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br