Mercado Físico da Vaca – 10/02/11
10 de fevereiro de 2011
Mercados Futuros – 11/02/11
14 de fevereiro de 2011

Quanto valerá a arroba na entressafra?

Os contratos futuros com vencimento em outubro estão com valores muito semelhantes aos que tem vencimento mais próximos e ao preço negociado no mercado físico. Hoje o mercado futuro está nos mostrando que até o pico da entressafra (outubro) a arroba do boi gordo deve acumular uma valorização de 1,62%.

Como já comentamos há algumas semanas, os contratos futuros com vencimento em outubro estão com valores muito semelhantes aos que tem vencimento mais próximos e ao preço negociado no mercado físico.

Na última semana este spread abriu um pouco, mas a BM&FBovespa ainda está precificando a arroba da entressafra nos mesmo patamares dos atuais. Ou seja, hoje o mercado futuro está nos mostrando que até o pico da entressafra (outubro) a arroba do boi gordo deve acumular uma valorização de apenas 1,62%.

Na sua opinião é isso mesmo que deve acontecer ou a arroba tem fôlego para subir ainda mais?. Utilize o espaço para cartas do leitor abaixo para nos enviar seus comentários.

Gráfico 1. Indicador Esalq/BM&FBovespa boi gordo à vista x contratos futuros de boi gordo com vencimento em outubro/11

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    É pagar para ver. Para mim a explicação da alta da arroba no segundo semestre de 2010 foi, além da forte seca, foi decorrente da redução dos animais confinados por razões econômicas. E com o atual preço dos grãos nas alturas se não houver um diferencial maior de preços da arroba para aa entresafra veremos o quadro se repetir.

  2. ademir garcia zuconi disse:

    Tenho pouca experiência no assunto mas estou acompanhando o mercado há algum tempo.
    Estou pensando na mesma linha do Sr. José Ricardo S. Rezende.
    Alguns fatores estarão pressionando o aumento do preço: o preço dos grãos, a falta de animais que, em plena safra, não está havendo a redução no preço da @.
    Mas também não é só isso: Qual será o preço da carne substituta, a do frango e a suina? Qual é a renda disponível do brasileiro com a inflação em ascendência.
    Na entressafra, penso que teremos o preço da @ entre 115 a 125 reais.

  3. Anderson Alves Garcia de Paula disse:

    Este ano deve ocorrer o mesmo do ano de 2010, pois os confinadores terão dificuldade de achar o boi magro para colocar no cocho, consequentemente terá pouca oferta e o preço deve subir.

  4. Bruno Cezar disse:

    Esses valores apenas mostram que a guerra de preços no mercado físico e futuro está começando, pressões da exportação, aumento da renda(mercado interno), e outros fatores como climátco e preços dos grãos vai precionar o boi para seu devido preço. Eu particularmente acredito num boi com valorização acima de 12%, sobre o preço base de maio/2011.

  5. valmir pachegas possari disse:

    A demanda esta muito alta, a entressafra os preços vao ser iguais ou maior, a nao ser que aja algo muito siguinificativo na economia mundial.

  6. Wagner Alexandre Gava disse:

    Concordo com o Sr.Rezende, pois, em nossa região, alem da enorme seca do ano passado, os preços dos insumos para o confino e a falta de reposição, neste início de ano, e inverno, estamos enfrentando a famigerada “cigarrinha” das pastagens com um atraso na recuperação dos pastos. Os frigorificos aproveitaram da situação do pecuarista no momento de aperto de pastagem e baixaram os preços, bom, já estão subindo novamente, pois a oferta foi momentânea e já começa afaltar animais acabados. Diante dessa situação, estamos todos com o pé atras, como se dizia antigamente.

  7. Osvaldo Saraiva Marques Junior disse:

    Na minha opinião, além da forte seca que sofremos o ano passado, a repercussão do grande numero de matrizes abatidas no ano de 2008, foram os grandes causadores da forte alta na entresafra.
    Neste período além de não haver boi gordo no mercado, os que tinham estavam magros. Atualmente a escala dos frigoríficos é de 70% de matrizes. A consequencia deste elevada matança de matrizes vai ser daqui há 2 anos. Se não sofrermos com nenhum informação falsa como aftosa, vaca louca etc.

  8. Frederico Medeiros de Souza disse:

    Valerá R$120,00 em SP. Fatores como poucos confinamentos, mercado crescente em procura, preço de insumos , a regularização ambiental, tudo irá influenciar pros R$120, …Veremos.

  9. Lineu Quirino F. Bueno disse:

    Os pecuaristas são eternos otimistas. Ainda bem, pois só assim conseguimos ter o maior rebanho e ser os maiores exportadores do mundo.
    Entre todas as previsões sobre preços futuros, certamentes alguns acertarão e muitos errarão. O que precisa ocorrer para a sobrevivência dos invernistas é, como disse o Bruno, que o diferencial entre maio e outubro seja de no mínimo 10 a 12%.

  10. JOÃO LUIS PEREIRA disse:

    ´Tá legal, mas e o mercado, vai topar pagar 75,00 U$/@?

  11. Ubiratm Brito de Mello Junior disse:

    Independende do valor da arroba devemos sempre nos preocupar com a qualidade dos nossos produtos, sendo eles animais de reposição ou a CARNE propriamente dita. Sempre focado na questão sanidade, para não tomarmos nenhum susto com as “aftosas da vida”. E o que eu acho mais importante… A UNIÃO entre pecuaristas e produtores… BOA SORTE A TODOS EM 2011…