Quase 60% dos caminhoneiros apoiam greve, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada pela Fretebras mostrou que 59% dos caminhoneiros que utilizam a plataforma de fretes apoiam as paralisações agendadas para 1° de novembro. Dos motoristas consultados, 54% pretendem efetivamente interromper suas atividades na data.

Para o levantamento, a Fretebras ouviu 2.023 caminhoneiros de sua base de dados. O número de apoiadores da paralisação é quatro pontos percentuais menor do que o registrado antes das paralisações convocadas para o dia 8 de setembro, quando 63% deles diziam apoiar o movimento, mas os que têm intenção de parar são bem mais numerosos que o número apurado em setembro. Na ocasião, os que disseram estar dispostos a aderir à greve somavam 43%.

No Nordeste, 61% dos caminhoneiros ouvidos afirmam que vão parar suas atividades, no Norte, 56%, e no Sudeste, 55%. Já no Centro-Oeste, 55% afirmam que não vão participar das paralisações. Na região Sul, as opiniões estão divididas: 51% afirmam que não vão aderir e 49% dizem que participarão.

Mato Grosso do Sul foi, proporcionalmente, o Estado com a maior oposição ao movimento, com 65% dos motoristas consultados dizendo que não apoiam a paralisação. Em Goiás, os caminhoneiros que são contra a paralisação somam 54%, em Mato Grosso, 53%, e no Paraná, no Distrito Federal e em Santa Catarina, esse contigente é de 52%.

Dos Estados do Nordeste em que os apoiadores da greve são maioria, destacam-se o Ceará, com 65% dos caminhoneiros favoráveis ao movimento, e Pernambuco, com 61%. Na Bahia, 60% dos motoristas declararam que vão deixar de trabalhar em 1º de novembro e, na Paraíba, a fatia foi de 53%.

Os favoráveis à paralisação também são maioria em São Paulo (57%), Espírito Santo (55%), Rio Grande do Sul (55%) e Minas Gerais (54%). No Rio de Janeiro, as opiniões estão divididas: 51% afirmam que não vão aderir ao movimento e 49% dizem que vão parar.

Para a pesquisa, os caminhoneiros responderam um questionário online de forma anônima. A consulta foi feita no dia 21 de outubro.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

Beyond Meat reduz perspectiva de receita no 3º trimestre
25 de outubro de 2021
Mato Grosso acelera esforços para zerar emissões
26 de outubro de 2021