Mercado Físico da Vaca – 22/03/10
22 de março de 2010
Mercados Futuros – 23/03/10
24 de março de 2010

Quatro Marcos: Acrimat duvida que acordo sairá amanhã

"É nítido que o Quatro Marcos está perdendo o apoio dos bancos. As instituições financeiras estão desacreditadas com as propostas e a forma com que elas são apresentadas, sempre de surpresa, sem diálogo prévio", analisou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari. "Estamos desacreditados que possa chegar ao fim desse impasse. A esperança acabou", assim se manifestou o assessor jurídico da Acrimat, Armando Biancardini Candia.

Lá se vão 441 dias de espera por um acordo. Os pecuaristas de um lado querendo receber R$ 35,7 milhões e do outro lado o frigorifico Quatro Marcos, com o montante de R$ 427.869.332,67 para pagar aos seus credores, principalmente às instituições financeiras. Nesse mais de um ano foram realizadas seis Assembleias Gerais de Credores (AGC) e amanhã, 24 de maio, a expectativa para a sétima tentativa de acordo é de descrença.

“É nítido que o Quatro Marcos está perdendo o apoio dos bancos. As instituições financeiras estão desacreditadas com as propostas e a forma com que elas são apresentadas, sempre de surpresa, sem diálogo prévio”, analisou o superintendente da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), Luciano Vacari. Ele ressalta que a expectativa é de que “pelo menos o frigorífico não apareça com novo plano, nova alternativa, e assim possa ser votado um acordo. Mas, pelo que tudo indica, será difícil acontecer”.

“Estamos desacreditados que possa chegar ao fim desse impasse. A esperança acabou”, assim se manifestou o assessor jurídico da Acrimat, Armando Biancardini Candia, que acompanha o processo desde o início da crise, no dia 6 de janeiro de 2009. Para ele os credores não acreditam mais no Quatro Marcos, “estamos no pior dos estágios e isso é caminho evidente para a falência”. Biancardini ressalta que o frigorifico não conversa com os credores e isso dificulta um entendimento. A última AGC realizada no dia 04 de março, 82% dos credores presentes suspendeu a assembleia depois que o frigorifico apresentou um novo Plano de Recuperação Judicial sem aviso prévio aos credores.

A proposta do Quatro Marcos para os pecuaristas é de pagamento em até 12 vezes do crédito devedor, corrigido pela taxa Selic a partir de 30 dias da aprovação do Plano pela Assembleia Geral dos Credores.

Do outro lado os pecuaristas querem receber com a correção pela taxa Selic retroativa a 6 de janeiro de 2009, quando foi homologado o pedido de Recuperação Judicial do Quatro Marcos.

A primeira Assembleia Geral dos Credores do Frigorífico Quatro Marcos foi cancelada por falta de quorum no dia 20 de outubro. A segunda convocação foi realizada no dia 27 de outubro, suspensa para o dia 12 de novembro. A AGC do dia 12 de novembro foi suspensa para o dia 3 de dezembro, que também não encerrou a questão. A AGC do dia 3 de dezembro foi suspensa para o dia 29 de janeiro. Dia 29 de janeiro foi adiada para o dia 4 de março de 2010 e suspensa, novamente, para o dia 24 de março.

As informações são da Acrimat, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Luiz Francisco Culik disse:

    Lamentavel

  2. Esiley Maria Alves disse:

    Já tem o resultado da 7ª assémbleia que aconteceu ontem??