Nelore Brasil: Veja como foi a 9º etapa do Circuito Boi Verde em Tangará da Serra, MT! (Vídeo)
22 de setembro de 2008
Raça nelore: 130 anos de Brasil
24 de setembro de 2008

Quatro Marcos contrata consultoria para melhorar gestão

Após a tentativa frustrada de joint venture com o frigorífico Margen - paralizou 16 unidades no país - e com dificuldades que podem ser atribuídas a escassez de animais para abate, alta dos preços da arroba e restrições às exportações brasileiras pela União Européia, o Quatro Marcos tenta reestruturar a gestão da empresa contratando Galeazzi&Associados.

Após a tentativa frustrada de joint venture com o frigorífico Margen – que já paralizou 16 unidades no país – e com dificuldades que podem ser atribuídas a escassez de animais para abate, alta dos preços da arroba e restrições às exportações brasileiras pela União Européia, o Quatro Marcos tenta reestruturar a gestão da empresa contratando Galeazzi&Associados.

Há um ano, a Galeazzi já havia sido contactada pelo frigorífico para fazer um diagnóstico de como melhorar a gestão da empresa, mas acabou não assumindo a operação. “A Galeazzi poderia ter assumido, mas o Douglas [Xavier, controlador da empresa] não estava maduro para ter uma gestão interina [na empresa]”, disse Glauco Abdala, sócio da Galeazzi, e chefe da equipe que trabalha num plano estratégico para viabilizar novamente o Quatro Marcos.

Abdala disse que a equipe que cuidará da reestruturação do frigorífico ainda não está completa. Henning Von Koss, ex-Bayer, assumiu como CEO, e Jonas Sales, a diretoria financeira.

A idéia é que o trabalho seja dividido em fases. O primeiro passo é conseguir estruturar a capitalização da companhia. Se esse objetivo for alcançado, a “Galeazzi deve permanecer nesse projeto”. “Vamos apresentar ao mercado [a empresa], vamos buscar investidores financeiros e bancos, renegociar dívidas”.

Apesar do ciclo negativo que o setor de carne bovina vive no país, o negócio é “estrategicamente bom”, disse Abdala. É isso que a Galeazzi quer mostrar os investidores e credores do Quatro Marcos.

Ele admitiu que a venda de ativos do Quatro Marcos para fazer caixa não está descartada, embora essa não seja uma saída desejável. Nas últimas semanas, houve rumores no mercado de que o Bertin e a Sadia estariam negociando arrendamento de fábricas do Quatro Marcos. Tanto Bertin quanto Sadia negaram as informações.

O Quatro Marcos tem oito fábricas no país. Seis estão no Mato Grosso (Colíder, Vila Rica, Cuiabá, Juara, São José dos Quatro Marcos e Alta Floresta) . Tem ainda uma em Quirinópolis (GO), além de unidade de desossa em Jandira (SP).

A capacidade de abate total é de 7.200 cabeças de gado por dia, informa o site da companhia. No ano passado, a empresa faturou R$ 944 milhões, sendo que 33% das vendas foram destinadas ao mercado externo.

A matéria é de Alda do Amaral Rocha, publicada no jornal Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.