Fort Dodge traz especialista em manejo racional de bovinos para jantar de negócios em Alagoas
23 de setembro de 2008
ARG: produtores rurais ameaçam retomar protestos
25 de setembro de 2008

Queda do preço da carne afeta exportações paraguaias

A saturação de carne no mercado internacional, o alto nível de estoque e a recuperação das exportações de carne do Brasil provocaram uma diminuição do preço da carne no exterior, o que afetou também diretamente as vendas paraguaias do setor.

A saturação de carne no mercado internacional, o alto nível de estoque e a recuperação das exportações de carne do Brasil provocaram uma diminuição do preço da carne no exterior, o que afetou também diretamente as vendas paraguaias do setor.

Atualmente, a carne paraguaia é comercializada a menos de US$ 5.000 a tonelada no mercado chileno, o que representa uma queda de mais de 20% segundo os exportadores. Além disso, eles disseram que a crise financeira dos Estados Unidos não está relacionada com a diminuição dos preços.

A presidente da Mesa Setorial de Carne e Couro, Maris Llorens, disse que a desvalorização da carne destinada ao mercado chileno se deve a outras questões. Para ela, a saturação do mercado e o alto estoque do produto a nível mundial são os fatores pelos quais os frigoríficos paraguaios se viram forçados a diminuir os preços para não perder mercados.

Além da saturação de mercados, as vendas ao Chile foram afetadas pela entrada de um grande volume de carne proveniente do Brasil e da Austrália, fato que obrigou os frigoríficos paraguaios a diminuir o preço para menos de US$ 5.000 por tonelada. Também foi registrado no último mês uma diminuição do consumo de carne no mercado chileno e tem aumentado o consumo de produtos alternativos, como o frango, de acordo com o porta-voz de um dos principais exportadores de carne do Paraguai.

O Paraguai é atualmente o principal fornecedor de carne ao Chile. Até agora neste ano, o país vendeu para o Chile 27.243 toneladas de carne, o que representa 56,1% do mercado global.

Esta notícia da queda dos preços internacionais da carne pode favorecer a intenção dos setores privados e públicos que têm iniciado negociações com os pecuaristas e frigoríficos a fim de baixar o alto preço dos cortes no mercado local paraguaio. Há duas semanas, chegaram a um acordo para reduzir os preços de alguns cortes, mas os consumidores, apoiados pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, reclamam que a campanha se estenda a cortes de primeira qualidade.

A reportagem é do jornal La Nación, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.