Faturamento da cooperativa Aurora cresce 18% em 2014
3 de fevereiro de 2015
Entidades setoriais esperam bons negócios na Gulfood
3 de fevereiro de 2015

Queda em rebanhos mundiais eleva preço do boi

O rebanho dos EUA no início do ano, estava em 89,8 milhões de cabeças de gado, acima dos 88,5 milhões de igual período de 2014, embora, nesses dois últimos anos, os dados são os menores em 63 anos, Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA).

A MLA (Meat and Livestock Australia) mostrou nesta semana que a Austrália inicia o ano com 26,8 milhões de cabeças de gado, 9% menos do que em 2014. Em 2020, os australianos terão um rebanho 2% inferior ao de 2014.

O Brasil continua com oferta reduzida de gado para abate.

A Argentina, líder em exportações no passado, começa a ter uma discreta recuperação, mas o rebanho, de 51 milhões de cabeças, é baixo para os padrões tradicionais.

A Índia tem o maior rebanho numérico – 301 milhões de cabeças – mas, por questões religiosas, a produção de carne do país é bem inferior às do Brasil e dos EUA. As exportações de carne de búfalo dos indianos vêm crescendo e a expansão deverá continuar.

A União Europeia inicia o ano com um rebanho estável de 88 milhões de cabeças, mas a produção de carne deverá recuar 2%, para 8 milhões de toneladas.

Paraguai e Uruguai deverão aumentar a oferta de carne bovina, mas seus rebanhos são pequenos – 13 milhões e 12 milhões de cabeças, respectivamente. Os paraguaios ainda têm espaço para crescimento, embora limitado. Os uruguaios agora dependem da utilização, cada vez maior, de tecnologia para ter uma alta na produção de carne.

Jerry O’Callaghan, do JBS, acredita que o rebanho norte-americano volta a crescer a partir deste ano, devido ao aumento de vacas e do nascimento de bezerros.

Já José Vicente Ferraz, da Informa Economics FNP, diz que essa tendência de queda de rebanho é mundial e deve chegar até ao Brasil. O caminho a partir de agora é obter cada vez mais ganho de produtividade.

Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.