Receita das exportações de carne bovina cresceu 7% em janeiro
10 de fevereiro de 2023
Ministro reafirma apoio do Governo e BNDES ao setor agropecuário
13 de fevereiro de 2023

R.A. Brown Ranch: Conheça um exemplo de sucessão familiar bem feita

R.A. Brown Ranch

O BeefPoint está organizando uma viagem técnica para o Texas, que ocorrerá de 26 de março a 2 de abril. Uma dos locais visitados será a R.A. Brown Ranch, uma fazenda que é um exemplo de sucessão familiar.

R.A. “Rob” e Peggy Brown do representam a quarta geração de uma histórica família de fazendeiros do Texas – uma família que começou a criar gado no estado logo após a Guerra Civil e, em 1903, transferiu a operação para sua atual sede no condado de Throckmorton.

Rob assumiu a fazenda aos 29 anos, após a morte inesperada de seu pai em 1965. No entanto, ele não apenas manteve o que havia herdado, mas transformou o negócio da família em uma das operações agrícolas e pecuárias mais diversificadas e substanciais em Texas. O tempo todo, uma prioridade de Rob e Peggy era garantir que a família continuasse na pecuária até a quinta geração e além.

Com o objetivo de “manter a fazenda na família e a família na fazenda”, explica Rob, “a transferência geracional é um trabalho vitalício e não algo a ser feito no último minuto, especialmente quando alguém faleceu e a família está de luto.” Pensando nisso, Rob começou a se preparar para que seus quatro filhos herdassem a fazenda desde pequenos.

Rob e Peggy ensinaram a seus filhos quatro prioridades principais: trabalhar; ganhar; economizar e investir com sabedoria.

R.A. Brown Ranch
Retrato de Rob Brown em 2018, feito pelo artista de Chicago, Richard Halstead. Foto cortesia da Saddle and Sirloin Portrait Gallery.

Esperava-se que os quatro filhos – Betsy, Rob A., Marianne e Donnell – fossem para a faculdade, o que eles fizeram, mas foram obrigados a ganhar dinheiro para pagar suas próprias despesas. Cada um deles recebeu vacas quando tinham cerca de 9 anos de idade, e então esperava-se que aumentassem esse patrimônio para ter dinheiro suficiente para pagar seus estudos.

Eles tomavam suas próprias decisões de criação e marketing e geralmente comercializavam seu gado por meio da venda anual de touros da fazenda. A partir desse presente inicial, cada um criou seu próprio rebanho de vacas o suficiente para pagar com sucesso seus estudos superiores.

Outra lição direta que Rob vive e ensinou a seus filhos foi ser “progressivo, mas ainda prático”, bem como “abraçar a ciência, mas respeitar a tradição”. Era assim que Rob dirigia o R.A. Brown Ranch e os valores que seus quatro filhos tiveram em suas próprias carreiras.

Além disso, o foco principal de Rob e Peggy era incutir amor na família e promover as relações familiares. Uma família orientada para a fé, Peggy é rápida em recitar da Bíblia, 1 Coríntios 13: “Estas três coisas permanecem: fé, esperança e amor, e a maior delas é o amor.”

Planejamento da sucessão no R.A. Brown Ranch

R.A. Brown Ranch
Membros da família Brown. Foto cortesia de R.A. Brown Ranch

Antecipando a transferência da fazenda para a próxima geração, Rob e Peggy formaram uma Sociedade Familiar Limitada em 1983, com o máximo de presentes isentos de impostos dados a cada filho a cada ano por quase 30 anos, até que mais de 90 por cento da terra estivesse nas mãos dos filho.

Rob permaneceu como presidente da empresa, portanto, em termos práticos de gestão da fazenda, nada mudou. Rob e Peggy queriam ter certeza de que, se algo acontecesse com eles, poderiam minimizar a carga tributária para ajudar a manter a fazenda na família.

Todos os filhos foram bem-vindos de volta à fazenda como funcionários, mas foram incentivadas a inovar no crescimento do negócio, de modo que pudessem gerar renda suficiente para alimentar outra família.

A filha Betsy e o genro Jody foram os primeiros a retornar e, em parceria com Rob, expandiram a lavoura e desenvolveram um negócio de pecuária como forma de crescer e diversificar os negócios da família.

O filho de Rob, Rob A., e sua esposa, Talley, expandiram os negócios da família em parceria com seus pais e sua irmã e cunhado para construir um excelente rebanho comercial de vacas.

Eles diversificaram o negócio comprando uma participação em um curral, e ele também comprou uma fazenda

no Texas Panhandle. Além disso, Rob A. sempre teve grande interesse em criar excelentes Cavalos Quarto de Milha, como seu pai e seu avô antes dele.

A filha Marianne e o marido Todd McCartney trabalharam no rancho por alguns anos e depois se mudaram para Nebraska para trabalhar no famoso Haythorn Ranch. Mais tarde, eles voltaram para a área de Fort Worth para trabalhar para a Associação de Criadores de Gado do Texas e do Sudoeste antes de retornar ao rancho em Throckmorton. Seus principais interesses estão nos aspectos comerciais de bezerros e caça de R.A. Rancho Marrom.

Após se formar na Texas Tech University, Donnell e sua esposa, Kelli, voltaram para a fazenda para trabalhar no segmento de sementes do negócio. Tanto Donnell quanto Kelli serviram como presidentes nacionais da FFA, então já haviam conquistado uma excelente reputação nacional antes de seu retorno.

Donnell e Kelli expandiram R.A. Brown Ranch por meio de um programa cooperativo onde fazendas e ranchos seguiriam o programa de melhoramento do R.A. Brown (RAB). Seus touros são então desenvolvidos na sede da fazenda perto de Throckmorton e, em seguida, comercializados sob o prefixo RAB através do R.A. Vendas de touros do Rancho Brown. Isso aumentou a venda de touros de 250 touros por ano para mais de 800.

Rob foi lentamente transferindo cada vez mais responsabilidade pela administração diária da fazenda para seus filhos e, em 2012, com Rob e Peggy em meados dos anos 70, eles sentiram que era hora de se aposentar e transferir a operação totalmente para seus filhos.

Rob havia conquistado quase tudo o que poderia na indústria. Ele havia criado alguns dos melhores cavalos quartos de milha e gado do país e exportado gado, sêmen e embriões para todos os cantos do mundo. Começando com 18.000 acres em 1965, ele aumentou o rancho até onde, em seu auge, abrangia 66.000 acres com participação em um confinamento de 50.000 cabeças.

A fazenda se diversificou em todos os aspectos, incluindo a criação de cavalos quarto de milha, genética de gado, bezerro comercial, produção de ração comercial e agricultura, bem como caça e pesca. Rob também serviu à indústria ao longo dos anos de todas as maneiras possíveis.

Sua carreira culminaria com a honra de ter seu retrato adicionado à Saddle and Sirloin Gallery, considerada a maior honraria da indústria pecuária.

Portanto, o momento parecia certo para se aposentar. Os filhos se destacaram e se tornaram líderes nacionais no setor rural.

Além disso, devido à venda da propriedade, Rob havia perdido o arrendamento de uma das fazendas que arrendaram por 37 anos, e a família também vendeu sua participação no confinamento. A R.A. Brown Ranch também estava passando por uma seca, de modo que o rebanho comercial havia sido reduzido em grande parte com muitas das vacas criadas no pasto em vários estados.

Isso tornou a divisão dos ativos restantes menos complicada do que se tivesse sido alguns anos antes. Rob e Peggy também tiveram sucesso o suficiente para acumular um pé-de-meia suficiente para viver confortavelmente na aposentadoria sem dispersar os bens da fazenda para prover fundos para sua aposentadoria.

Dividindo a fazenda

A princípio, Rob traçou um plano para dividir a fazenda com base no interesse dos quatro filhos, mas Peggy bateu o pé, dizendo que não seria assim que as coisas seriam feitas. Em vez disso, colocaram sobre os irmãos o ônus de dividir a fazenda de maneira harmoniosa.

Os irmãos concordaram em se reunir uma vez por mês com a principal tarefa de dividir as propriedades da fazenda em quatro partes iguais com base no valor. Para dividir os ativos da operação substancial de sementes, uma dispersão foi planejada para 2013, com cada filho tendo a oportunidade de comprar na venda o gado que desejava ter para sua própria operação.

Em troca de gerenciar toda a venda de dispersão, Donnell e Kelli foram autorizados a produzir embriões das melhores vacas do rebanho, para que pudessem continuar a famosa venda de touros do R.A. Brown Ranch sem interrupção.

A venda de todas as vacas também permitiu que a terra se recuperasse da seca. Já os Quarto de Milha foram divididos entre os familiares, com Rob A. ficando com mais do que os outros irmãos, por ser uma área de particular interesse para ele.

Os irmãos decidiram que Rob manteria seu próprio rebanho de éguas reprodutoras, “já que eles simplesmente não conseguiam imaginar que seu pai não possuía nenhum quarto de milha”.

Quando tudo foi dito e feito, os irmãos dividiram a fazenda da maneira que Rob planejara originalmente. O fato de terem conseguido chegar a um acordo entre si contribuiu para uma transferência de ativos muito harmoniosa.

Os filhos saíram mais próximos uns dos outros do que antes do processo, que era o objetivo final. Rob e Peggy também alcançaram seu outro objetivo principal de entregar a fazenda para seus filhos sem sobrecarregá-los com dívidas desnecessárias.

Dizer que os filhos de Rob estão tomando a tocha de Rob em termos de liderança da indústria seria um eufemismo. Ao longo dos anos, os membros da próxima geração serviram nos conselhos de administração da American Quarter Horse Association, Texas Wheat Producers, Red Angus Association of America, Texas and Southwestern Cattle Raisers Association, Texas Cattle Feeders Association, Texas Tech Equestrian Comitê Consultivo, National Ranching Heritage Center e Beef Improvement Federation.

Para a emoção de Rob e Peggy, seus netos, que representam a sexta geração de Browns no rancho no Texas, também retornaram ao negócio, garantindo que a R.A. Brown Ranch continue por mais uma geração.

Depois de morar na sede da fazenda por 41 anos, Rob e Peggy agora moram na casa em Throckmorton em que Rob cresceu e estão gostando de ver seus filhos e netos causarem seu próprio impacto na agricultura. Eles também deixaram para trás um modelo de transferência geracional bem-sucedida para seus filhos e outras famílias de agricultores e pecuaristas imitarem.

Saiba mais sobre a R.A. Brown Ranch: O cérebro por trás do renomado R.A. Brown Ranch, Donnell Brown, compartilha suas três dicas para o sucesso

Fonte: Western Livestock Journal, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.