Fechamento 12:57 – 25/02/02
25 de fevereiro de 2002
Sindan terá direção colegiada
27 de fevereiro de 2002

Raça Brangus terá avaliação de peso

As inscrições para a prova de ganho de peso para touros Brangus, que será realizada de 15 de abril a 26 de setembro deste ano, podem ser feitas até o dia 28 de fevereiro. A prova é uma realização do Núcleo Brangus Centro Oeste e Embrapa Gado de Corte, além de contar com o apoio da Associação Brasileira de Brangus (ABB).

De acordo com o presidente do núcleo, Mário Luiz Pompeo, o projeto é de grande importância, já que terá influência no desenvolvimento da raça em aspectos técnicos, comerciais e associativos. A avaliação será feita na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), onde já são realizadas diversas pesquisas com raças bovinas de corte. A expectativa é de que cerca de 60 reprodutores sejam avaliados.

Só podem ser inscritos animais de sócios da ABB. Os touros devem ter nascido entre agosto e outubro de 2001 e ter registro provisório na associação com marca “P” (preparatório) ou “A” (avançado). Os dados de peso ao desmame, dados da mãe (grau de sangue, idade e peso ao desmame) e de todos os animais do lote de origem (mais de 150 cabeças), são necessários para a inscrição.

Segundo Mário Pompeo, a prova é um estímulo aos pecuaristas para incluírem seus rebanhos em algum programa de melhoramento genético, visando a seleção tanto pelo aspecto racial quanto pelo produtivo. O presidente acredita que essa é a combinação perfeita para ter um rebanho lucrativo, seja para genética ou para produção de carne.

Ele destaca que a prova contribuirá para a agregação de valor aos animais e será uma forma de divulgação do criatório. Todos os pecuaristas participantes terão seu nome e o da fazenda incluídos nas ações de marketing da prova. O custo de participação de cada animal será de aproximadamente R$ 450,00, semelhante ao que seria gasto em 180 dias de confinamento. Após o término da prova os animais retornarão ao sistema de pastagem em suas fazendas de origem ou em alguma propriedade nos arredores de Campo Grande.

Fonte: O Popular/GO, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.