Cade aprova fusão entre Marfrig e BRF sem restrições, mas decisão final fica adiada
21 de agosto de 2025
Gado em falta e praga devoradora: por que a carne nos EUA disparou?
21 de agosto de 2025

Raça de bovino de corte Greyman estreia na Expointer

Terneira Guarita TEG 003 da raça Greyman estará na Expointer 2025. Foto: Expointer/Divulgação

Pela primeira vez, os pavilhões da Expointer, em Esteio (RS), vão receber exemplares da raça Greyman. O exemplar que será exibido aos visitantes será uma fêmea nascida em fevereiro deste ano de pelo acinzentado, pesando 198 quilos, a terneira Guarita TEG 003.

“É uma raça sintética, muito dócil, e produz uma carne diferenciada (de alta qualidade, com muito marmoreio e baixa gordura subcutânea) nos mais diversos sistemas de produção”, explica Luiz Carlos Ardenghy Sobrinho, da Cabanha Guarita, presidente da Associação Brasileira de Murray Grei e Greyman (ABMGG).

Sobre a raça Greyman

O criador esclarece que, a raça, de origem australiana, é cultivada em vários estados, incluindo em Rondônia, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina. Ela foi originada na década de 1970, com o cruzamento do Murray Grey com o Brahman (zebuíno). O objetivo dos australianos era gerar uma raça mais adaptada a climas extremos. 

O Greyman atual tem teor de sangue Murray Grey variando entre 25% e 75%, sendo o restante Brahman. “Essa flexibilidade genética permite que o criador direcione o rebanho conforme a necessidade da região: mais Brahman para ambientes tropicais e áridos do Norte, ou mais Murray Grey para climas mais amenos e pastagens do Sul”, esclarece a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi) do RS em nota.

Veja mais características da raça Greyman:

  • estrutura bastante equilibrada, com temperamento dócil;
  • grande capacidade de conversão alimentar e aumento de peso; 
  • pelagem curta, de cor prateada a cinza-escuro, protege contra problemas de pele e olhos causados por insolação, característica fundamental em áreas de alta radiação solar;
  • couro espesso e a pelagem lisa conferem resistência a carrapatos;
  • apresentam fertilidade alta. As fêmeas têm boa habilidade materna, úberes bem estruturados e boas produtoras de leite para criar seus filhos;
  • genética herdada confere tolerância a vermes gastrointestinais, melhorando o custo-benefício do sistema de produção.

A 48ª Expointer terá participação de 6.696 animais e vai ocorrer, de 30 de agosto a 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

Fonte: Estadão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *