Mercado Físico da Vaca – 28/07/10
28 de julho de 2010
Mercados Futuros – 29/07/10
30 de julho de 2010

Rafael Barbieri Seleme, da Pioneer Sementes: “nosso foco é desenvolver híbridos de alto potencial produtivo com estabilidade”

Rafael Barbieri Seleme é Engenheiro Agrônomo e Gerente de Marketing Técnico da Pioneer Sementes. Nessa entrevista, concedida ao BeefPoint, Rafael fala sobre o desenvolvimento de híbridos com características especiais, sobre sustentabilidade e relacionamento com clientes. Confira!

1- Breve histórico sobre a Pioneer Sementes, fundação, foco de atuação, área de atuação, pesquisa e desenvolvimento, principais produtos.

Rafael Barbieri Seleme: A Pioneer foi fundada em 1926, nos EUA, e está presente no Brasil há 38 anos. É líder absoluta no mercado brasileiro de híbridos de milho de alta tecnologia. Através de suas unidades de pesquisa presentes em todo o Brasil, a Pioneer busca desenvolver produtos de alta qualidade que atendam as necessidades e características de cada região. A Pioneer mantém o perfil de uma companhia inovadora, focada na ciência e tecnologia de sementes, antecipando novos conceitos de qualidade e elevando os níveis de produtividade no campo, através de informações úteis. Tem como principais atividades a pesquisa, o desenvolvimento, a produção e a comercialização de sementes de milho e de soja, além de serviços como o Tratamento Industrial de Sementes e o suporte técnico com informações de práticas de manejo, objetivando aumentar a eficiência dos cultivos e assim melhorar a rentabilidade das lavouras.

2 – Nos últimos anos o Brasil evoluiu muito em termos de pesquisa agropecuária. Como esta tecnologia tem ajudado no melhoramento das sementes e quais são as principais técnicas que a Pioneer Sementes tem adotado?

Rafael Barbieri Seleme: Atualmente a Pioneer possui 7 estações de Pesquisa estrategicamente alocadas nas principais regiões produtoras do País cujo foco é desenvolver híbridos de alto potencial produtivo com estabilidade. Com um trabalho integrado os centros de pesquisa da Pioneer no Brasil vêm desenvolvendo ao longo destes 38 anos, híbridos com características especiais que atendem as mais diversas condições de clima, solo, nível de manejo e tecnologia em diferentes regiões do país, desde a região Sul até a região Central, tanto para os plantios de verão quanto para os plantios de safrinha.

Para isto, faz uso de modernas técnicas de melhoramento, como o uso de marcadores moleculares, para selecionar com maior precisão genes de interesse para os programas de Pesquisa, além da biotecnologia. Na área da biotecnologia, nesses últimos anos vem disponibilizando em sua linha de produtos de milho a tecnologia do milho Bt, nas versões Yieldgard® e Herculex® I, para o controle das principais lagartas que atacam a cultura do milho, entre elas, a lagarta do cartucho (Spodoptera frugiperda) e broca da cana-de-açúcar (Diatreae saccharallis). Na soja, a empresa vem lançando cultivares com elevado potencial produtivo e capacidade de adaptação. Como destaque tem em sua linha de produtos os cultivares de soja Roundup Ready® em combinação com a tolerância a Nematóide do Cisto.

3 – Como a adoção deste tipo de tecnologia pode ser percebida pelo produtor rural?

Rafael Barbieri Seleme: Para a próxima safra, estima-se que cerca de 70% das lavouras de milho serão cultivadas com a tecnologia do milho Bt (Yieldgard® e Herculex® I). A rápida adoção pode ser explicada, principalmente, pela facilidade e segurança no controle da lagarta do cartucho e a broca da cana de açúcar. No caso específico da tecnologia Herculex® I, além do controle dessas lagartas, há o controle da lagarta elasmo e a supressão da lagarta rosca e da lagarta da espiga. O uso da tecnologia Bt tem proporcionado ganhos médios de produtividade na ordem de 7% a 10% com redução do uso de inseticidas e melhorias significativas na qualidade de grãos.

4 – De modo geral, existe uma preocupação muito grande com a sustentabilidade, principalmente ambiental e social, como a Pioneer Sementes enxerga esta questão? O que têm sido feito sobre o assunto?

Rafael Barbieri Seleme: A Pioneer desenvolve uma série de projetos nas áreas ambiental e social nas comunidades em que atua porque entende que esta é uma forma de compartilhar com as pessoas, os valores e princípios pelos quais a empresa acredita. Tem como principal diferencial em seus trabalhos o envolvimento direto de seus funcionários nos projetos. O Instituto Pioneer Semear Amigos (IPSA), um dos projetos sociais desenvolvido pela Pioneer em parceria com instituições locais, foi criado em 2005 para apoiar e financiar projetos de âmbito social para famílias, crianças, jovens, pessoas com necessidades especiais e idosos, na área da saúde, bem estar e educação em cidades onde a Pioneer atua.

5 – O relacionamento com os clientes é um ponto muito importante no mercado atual. Quais os tipos de serviço que a Pioneer Sementes oferece para os produtores que adquirem seus produtos?

Rafael Barbieri Seleme: Os principais serviços oferecidos pela Pioneer são o tratamento de sementes industrial, realizado pela empresa através de produtos com eficiência comprovada e modernos tratadores que garantem dose e cobertura da semente e asseguram ao produtor a qualidade da semente adquirida. Além disso, a Pioneer possui uma equipe de representantes comerciais e coordenadores técnicos, composta por mais de 180 profissionais altamente qualificados, capacitados para sugerir e posicionar os melhores produtos e práticas de manejo para atender as mais específicas necessidades. A Pioneer disponibiliza também todas estas informações através de um sistema multicanal de comunicação composto pelo Portal Pioneer (www.pioneersementes.com.br), que reúne conteúdo técnico e informativo útil para o bom desenvolvimento da atividade de agricultores e profissionais que trabalham na área de assistência técnica, além de inúmeras publicações que abordam temas específicos, a exemplo dos Comunicados Técnicos, Boletins Informativos, dentre outros. Acompanhando a evolução da comunicação atual, recentemente vem utilizando-se do sistema de Palestra Online, oferecendo aos seus clientes uma forma cômoda e interativa de adquirir conhecimentos técnicos e mercadológicos para melhor desempenho das suas atividades.

® YieldGard é marca registrada utilizada sob licença da Monsanto Company
® Herculex® I e o logo HX são marcas registradas da Dow AgroSciences LLC.

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.