Treinamento de varejistas aumenta participação dos EUA na Coréia do Sul
18 de dezembro de 2002
Ministro lança programa para agregar valor ao couro
20 de dezembro de 2002

Raiva mata 81 bovinos em MS

A raiva bovina matou 81 cabeças de gado nos últimos dois meses em fazendas na região de Itahum, no município de Dourados/MS. Mas a mortandade pode ser ainda maior, porque a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) suspeita do óbito de outras 188 reses pela mesma doença.

A confirmação do surgimento da raiva, numa área considerada livre do transmissor, foi feita ontem (18) pelo inspetor local do Iagro, veterinário Enigláuber de Lima Diniz, com base nos laudos de exames necroscópicos feitos nos bovinos.

Os focos da doença foram identificados em três fazendas. Os proprietários comunicaram o fato, pela primeira vez, no dia 27 de setembro, e a última no dia 6 deste mês. Numa propriedade morreram 52 cabeças, em outra, 27, e na terceira, duas. Mas depois da coleta para exames, outras 188 acabaram entrando em óbito, por isso a suspeita é de que o foco seja maior, explicou Diniz.

Uma equipe de técnicos da agência esteve na área de Itahum, encontrando e capturando 90 morcegos em duas cavernas na Serra de Maracaju. Agora o Iagro está orientando os fazendeiros locais para que façam a vacinação de imediato e um reforço em 30 dias.

Fonte: Correio do Estado (por Cícero Faria), adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Aires Manoel de Souza disse:

    Bom dia,

    Sempre que fico sabendo que no Brasil, país com um dos melhores plantéis de bovino do mundo, ainda estamos convivendo com um problema tão graver e chocante que é “RAIVA BOVINA”, que nós conhecemos desde há muito tempo os ensinamentos de Pasteur e do nossos saudosos colegas Dr. Nilsson, Dr. Rogério Picinine e ainda convivemos com Dr. Autran, Dr. Renato, Dr. Elvio, Drª Ivanete e tantos outros.

    Todos nós sabemos como controlar “RAIVA BOVINA”, o que falta é um trabalho contínuo, sem implicação política pois o vírus rábico desconhece PMDB, PFL, PSDB, PT, PTB, PL e outros partidos. Falta sim, diretrizes de controle da ” RAIVA BOVINA” no Brasil.

    Sou professor da Escola de Veterinária da Universidade Federal de Goiás, e gostaria de de falar mais com vocês sobe como controlar “RAIVA BOVINA” contando com mesmo pessoal técnico, fazendo portanto novos comentários sobre o problema.