RC Consultores: demanda da classe média deve crescer

O economista Fábio Silveira, da RC Consultores, observou taxas históricas de inadimplência e intenções de compra futura do consumidor, e constata que o bem-estar econômico do brasileiro vem melhorando e indica que este vai ser um grande ano para a classe média.

Isso porque as taxas de juro estão em queda, o que significa que pode haver um aumento dos prazos dos financiamentos, e a massa salarial está em expansão. São ingredientes básicos para ter, portanto, um crescimento de demanda em 2006.

“A evolução positiva da curva de confiança desde novembro do ano passado, e a trajetória de elevação do índice de intenções futuras continuam reforçando a expectativa de melhora das vendas a prazo nos próximos meses”, afirmou.

Emílio Alfieri, economista da Associação Comercial de São Paulo, concorda que o consumidor está mais confiante, mas olha os números com cautela. “Reconheço que 2006 já está assegurado, mas a dúvida é 2007”, diz ele. “Todo mundo sabe que as taxas de juro vão cair até 15%, mas será que cai mais? Mas precisamos aguardar, porque o juro básico nunca caiu abaixo de 15%”.

Segundo Alfieri, a correlação entre o índice de confiança do consumidor e as vendas propriamente ditas é fraca historicamente. A matéria é de Mara Luquet, para o Valor.

Os comentários estão encerrados.

Nelson Pineda: propriedade certificada é avanço conceitual
13 de abril de 2006
Vallée desenvolve controle populacional de morcegos hematófagos
18 de abril de 2006