O Estado da Bahia teve um aumento de 5,43% no número de cabeças de gado em 2003, segundo a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab). No ano passado o Estado contabilizou 9,7 milhões animais, contra 9,2 milhões apurados em 2002. Os dados são levantados pelos agentes da Adab.
A apuração é feita por meio de um cadastro obrigatório de propriedades rurais realizado nos 413 municípios, pelos escritórios locais da agência. Esses dados são atualizados semestralmente. “O pecuarista tem a obrigação de informar aos órgãos de defesa sobre a existência de animais em suas propriedades”, conta o veterinário e diretor da Defesa Sanitária Animal da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, Iran Ferrão.
Com relatórios de cada fazenda existente na Bahia, técnicos da agência vão aos locais indicados para apurar as informações sobre os rebanhos. O pecuarista que não registrar sua propriedade é penalizado pela Lei do Estado de Defesa Sanitário Animal, que varia desde notificação até multas. Os dados preliminares sobre os animais existentes no Estado são obtidos no momento do cadastramento das propriedades rurais e a conferência é feita pelos servidores estaduais.
A agência possui 1900 funcionários da própria Agência para fiscalizar 230 mil propriedades. “O estado trabalha para compatibilizar o número de servidores ao número da demanda necessária”, revela Ferrão.
Com relação aos animais mantidos no estado, Ferrão conta que 70% deles são voltados ao corte e os outros 30% à atividade leiteira. “O percentual do ano passado é o mesmo obtido em 2002”, conta o diretor da Defesa Sanitária.
Ainda segundo dados da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia, o estado mantinha 230 mil propriedades voltadas inteiramente à atividade agropecuária no ano passado, contra 227 mil fazendas em 2002.
O veterinário informa que 94% do rebanho baiano está vacinado contra a febre aftosa e que hoje a Bahia está livre da doença. Em 2002 o número foi parecido com o do ano passado, chegando à marca de 92,8% de animais vacinados.
Fonte: Juliano Fantazia, da Equipe BeefPoint.