Próxima palestra BeefPoint: Marketing Internacional da Carne em Botucatu/SP
18 de maio de 2004
IBGE: carnes são principal item em despesas de alimentação, mas participação diminui
20 de maio de 2004

Rebanho mineiro tem crescimento de 2% em 2003

O rebanho do Estado de Minas Gerais cresceu 2,43% em 2003, com relação ao ano anterior, informa o assessor de imprensa do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Paulo Renato Couto de Carvalho. No ano passado, o território mineiro contabilizou 21 milhões de animais, contra 20,5 milhões em 2002.

A apuração do número de animais mantidos em Minas Gerais se dá a partir de um cadastro obrigatório nos diversos escritórios do Instituto Mineiro de Agropecuária. No total estão espalhados 710 escritórios em toda a região. “Temos 17 delegacias regionais, 189 escritórios seccionais e outros 504 escritórios municipais”, conta o assessor de imprensa.

Estão envolvidos neste trabalho, cerca de 300 funcionários especializados em agricultura e outros mais em atividades de gerenciamento. “Contamos com o trabalho a campo de médicos veterinários, engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas, que apuraram todas as informações registradas pelos pecuaristas do Estado”, salienta Carvalho.

O proprietário que não registrar a fazenda e o número de animais mantidos no local é autuado pelo IMA e imediatamente obrigado a atualizar todos os dados exigidos pelo Instituto.

Com relação aos animais mantidos em Minas, o assessor informa que 7 milhões dos animais estão ligados à atividade leiteira, enquanto que os outros 14 milhões do rebanho, a maioria, ao corte.

Segundo dados registrados pelo IMA, as terras mineiras registraram no ano passado, 300 mil propriedades de corte e leite. “O Estado de Minas possui um total de 540 mil propriedades rurais em todo o território”, diz Carvalho.

O Estado também já deu inicio a vacinação contra a aftosa em 1o de maio deste ano. “Como todos os anos a nossa expectativa é vacinar 100% do rebanho”, comenta Carvalho. Em 2003, Minas imunizou 98,5% do rebanho, enquanto que em 2002 o território alcançou um nível parecido com o ano passado, 98% dos animais vacinados. Desde 1996 não há registros de febre aftosa no estado.

Fonte: Juliano Fantazia, da Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.