Mais uma vez a Agropecuária Reconquista, de Alegrete, brilhou no julgamento angus. Quatro vezes campeã do ranking nacional da raça e forte concorrente ao quinto título neste ano, a propriedade de José Paulo Cairoli conquistou ontem, na Expointer, o grande campeonato nas fêmeas, com Reconquista 592 Gleba Canyon Bartoleme. A disputa nas categorias foi apertada, porém, na final, após um dia inteiro de avaliação, a genética do criatório reinou absoluta em pista: quatro das seis concorrentes eram da cabanha. ”É a consolidação de um trabalho de seleção”, comemorou Cairoli.
O criador chama atenção para a alta qualidade de todas as fêmeas inscritas que, por conta da realização da 4ª Exposição Nacional da Raça, neste ano realizada na feira de Esteio, passaram por um processo de seleção ainda mais rigoroso antes da mostra.
O jurado angus, o argentino Martin Lizasso, concorda. Ao final do julgamento, antes de anunciar sua decisão, pediu aplausos para o alto nível apresentado pelas fêmeas. “São animais que reúnem exatamente o que se procura hoje nos ventres angus: com tipo bem carniceiros, largas e femininas”.
Reconquista 592, que no primeiro semestre foi campeã terneira na exposição de Londrina, Paraná, não irá à venda no Golden Angus, na noite de hoje, avisa Cairoli.
A roseta de reservada de grande campeã ficou com Catanduva 613 Mandala, da Cabanha Catanduva, de Fábio Gomes, Cachoeira do Sul. Hoje serão conhecidos os grandes campeões machos da raça na feira.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint