As vendas de vacinas contra febre aftosa deverão bater o recorde histórico de 340 milhões de doses, quase R$ 260 milhões, em 2002, divulgou o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan). Em 2001, segundo a entidade, as indústrias entregaram às revendas do país 320 milhões de doses. No primeiro semestre deste ano as vendas atingiram 160,4 milhões de doses, 1,7% mais que em igual intervalo de 2001.
O consultor do Sindan, Sebastião da Costa Guedes, afirma que tanto o aumento já observado quanto o previsto refletem a maior preocupação dos exportadores e, em maior escala, a expansão do mercado nas regiões Norte e Nordeste do país. “Temos que lembrar que o salto só não foi maior até junho porque a demanda gaúcha nesta mesma época do ano passado estava aquecida em razão da descoberta de focos de aftosa no Estado”.
Guedes diz que no primeiro semestre de 2001 as vendas no Rio Grande do Sul chegaram a 29,5 milhões de doses, ante as sete milhões de janeiro até junho último. Com o recuo, Goiás retomou a liderança no ranking nacional de vendas de vacinas contra aftosa, com volume entre 23 milhões e 24 milhões de doses.
Com o mercado de volta ao normal, os estoques de vacinas serão repostos, uma vez que a produção no país deve alcançar 450 milhões de doses em 2002.
Fonte: Valor On line, adaptado por Equipe BeefPoint