41ª Emapa: Xapetuba Agropecuária é destaque no Simental
3 de março de 2006
56 países ainda mantêm embargos à carne brasileira
7 de março de 2006

Rede Extra lança programa de rastreabilidade

O Programa de Produção de Carne de Qualidade, iniciado pelo hipermercado Extra em 2003, apresenta a partir de agora um sistema de rastreabilidade individual de bovinos. Através de um software desenvolvido pelo Extra em parceria com a Genética Galega (GMG), o pecuarista poderá, pela primeira vez, ter seu produto identificado pelo consumidor diretamente na gôndola do hipermercado.

Essa iniciativa, aliada ao novo modelo de comercialização de carne realizado pelo Extra, antecipa uma tendência verificada no exterior e aguardada no mercado interno – a responsabilidade do produtor/ fornecedor em toda cadeia e o interesse do consumidor em conhecer e obter detalhes dos produtos que adquire, no caso, os dados de cada animal individualmente nas bandejas do supermercado.


Foto: Embalagem de carne

O programa Extra

Com base em critérios de produtividade e sustentabilidade, o Hipermercado, em parceria com pecuaristas, desenvolveu um novo padrão de carnes que tem em sua primeira etapa a inseminação de gado nelore com sêmen de Rubia Galega – raça originada da Espanha, região da Galícia.

Até agora, 11 fazendas, localizadas no Estado de São Paulo, Goiás de Mato Grosso já participam do programa com 20 mil animais inseminados. O objetivo é inseminar 150 mil vacas ainda em 2006.

Os participantes recebem assistência técnica e contam com um sistema informatizado de gestão para garantir a rastreabilidade. O compromisso do pecuarista é inseminar matrizes e obter animais deste cruzamento, o Extra assume o compromisso de comprar 100% dos animais nascidos na Fazenda.

A empresa garante ainda a compra através de contrato direto e perene com o produtor. Será pago ao fazendeiro a cotação máxima da arroba do boi gordo da região para macho pelo índice da Esalq, independentemente de se tratar de macho ou fêmea.

O programa é baseado em quatro premissas: desempenho zootécnico, gestão do ambiente, responsabilidade social e viabilidade econômica.


Foto: cortes de picanha, na sala de desossa no frigorífico

1o abate

O abate do primeiro lote de animais realizado em 15 de fevereiro, foi de 22 bezerros, alimentados em sistema de mamada controlada e suplementação nutricional. Os bezerros de seis meses de idade foram abatidos com peso médio de 250 quilos. Além dos bezerros, foram abatidos 26 novilhos com peso médio de 450 quilos e idade entre 12 a 18 meses.

As informações são do Grupo Pão de Açúcar, proprietária da rede Extra.

0 Comments

  1. Carlos Roberto Conti Naumann disse:

    A rede Extra de supermercados está valorizando o trabalho desenvolvido com tecnologia nas fazendas brasileiras. Até que enfim, o pecuarista vê seu trabalho surtir alguns frutos depois de tanto tempo. Antes tarde do que nunca.

    Parabéns Rede Extra.