Análise semanal do atacado – 13/06/06
13 de junho de 2006
Brasil e Rússia negociam exportações
15 de junho de 2006

Refinaria inicia produção de Biodiesel a partir de sebo

A Refinaria de Manguinhos e arrendada para uma empresa paulista, a Ponte Di Ferro Comércio e Indústria de Combustíveis, iniciou recentemente a produção de biodiesel de sebo bovino. No dia 1º de julho a primeira entrega do produto será feita para a Petrobrás que, até o fim do ano, receberá 31 milhões de litros de biodiesel de sebo.

“O biodiesel pode ser feito a partir de várias matérias-primas oleaginosas, e o sebo liquefeito é um óleo como qualquer outro”, diz o produtor Carlos Zveibil Neto, que desenvolveu a tecnologia com ajuda do Centro de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

O biodiesel de sebo já foi analisado pelos laboratórios credenciados pela Petrobrás e atingiu as normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP). Ele só não é indicado para exportação porque, a menos de 5 graus, precipita a gordura, enquanto o biodiesel de soja é mais resistente, precipitando a 0 grau. A matéria é do suplemento agrícola do jornal O Estado de S. Paulo.

0 Comments

  1. Allen Cassio Catunda de Lima disse:

    Com a implantação de refinarias no campo, o produtor continuara sendo o carro chefe do país. Espero que a Petrobrás continue investindo em refinarias de biodiesel no país. Com isso, o Brasil será o fornecedor mundial dessa alternativa de energia.