A combinação de menores volumes de vendas e maiores preços significou que os gastos dos consumidores com carne bovina não mudaram em novembro de 2011 com relação ao mesmo período de 2010.
Nas últimas semanas, tem havido relatos de fraca demanda por carne bovina no Reino Unido. Foram levantadas preocupações em relação à disposição dos consumidores em comprar carne bovina a altos preços no varejo e alguns explicam que a demanda mais fraca pode ser explicada pela recente pressão nos preços da carne bovina ao produtor no Reino Unido.
O último relatório mensal do Kantar Worldpanel mostra que os preços da carne bovina no varejo na Grã-Bretanha aumentaram bastante nos últimos meses. Os dados são baseados em compradores que registram detalhes de suas compras, que indicam o cenário nacional em relação aos hábitos de compra. Esses dados são uma indicação útil das tendências de demanda de carne bovina na Grã-Bretanha.
Embora os preços nas fazendas tenham aumentado bastante no começo de 2011, não houve uma resposta imediata a nível de varejo e os preços aos consumidores continuaram sem mudanças no começo do ano. De fato, foi somente no final do verão que os participantes dessa pesquisa começaram a registrar aumentos nos preços da carne bovina no varejo. Nas quatro semanas que terminaram em 27 de novembro de 2011, os preços aumentaram 10% em relação ao mesmo período do ano anterior. Isso não foi um abalo de curto prazo. Os preços no varejo foram 7% maiores nas 12 semanas que terminaram em 27 de novembro de 2011.
Com os preços mais altos, a demanda acabou cedendo e os volumes vendidos caíram no último trimestre de 2011. As vendas em novembro caíram 9%, direcionadas pelo aumento de 10% no aumento do preço no varejo. Durante o período de 12 semanas de setembro a novembro, os volumes de vendas caíram 6%.
Cerca de 56% dos consumidores da Grã-Bretanha compraram carne bovina em novembro de 2011. Isso é menos que os 60% no mesmo período de 2010. O peso médio por compra em novembro de 2011 foi de 1,7 quilos, levemente a menos que os 1,8 quilos no mesmo período de 2010.
A combinação de menores volumes de vendas e maiores preços significou que os gastos dos consumidores com carne bovina não mudaram em novembro de 2011 com relação ao mesmo período de 2010. Durante as 12 semanas que terminaram em 27 de novembro, os gastos aumentaram 1%. A oferta de carne bovina está escassa no momento, mas em um período em que existem muitas incertezas com relação ao lado da demanda na equação de preços, os dados de gastos firmes no final de 2011 deverão fornecer alguma segurança aos produtores.
O relatório completo pode ser acessado aqui.
A reportagem é do site Thebeefsite.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.