Reino Unido desconfia de novo foco de aftosa

Uma nova suspeita de aftosa foi apontada ontem pelo governo britânico. Desta vez a suspeita foi registrada em propriedade dentro da área de proteção já demarcada pelo Departamento de Veterinária, a apenas alguns quilômetros do foco em Surrey. O resultado da sorologia deve ser divulgado hoje. Por precaução, cerca de 50 cabeças de gado começaram a ser sacrificadas ainda ontem.

Uma nova suspeita de aftosa foi apontada ontem pelo governo britânico. Desta vez a suspeita foi registrada em propriedade dentro da área de proteção já demarcada pelo Departamento de Veterinária, a apenas alguns quilômetros do foco em Surrey. O resultado da sorologia deve ser divulgado hoje. Por precaução, cerca de 50 cabeças de gado começaram a ser sacrificadas ainda ontem, informou o Correio do Povo/RS.

Desde a confirmação da doença, na sexta-feira, a União Européia e mais sete países suspenderam importações de carne e derivados de todo o Reino Unido. Japão, Estados Unidos, Canadá, Rússia, Coréia do Sul, Emirados Árabes e Nova Zelândia vetaram também animais vivos, carne suína e seus subprodutos.

0 Comments

  1. Breno J P Barros disse:

    Sobre o mal e o envolvimento com a Febre Aftosa:

    “É assim que o diabo sem cessar vencido, nunca é aniquilado”
    F. Kafka

    Sobre a vacina e o envolvimento com a Febre Aftosa:

    “É mais fácil prever o mal que remediá-lo”
    Sabedoria popular

  2. Rômulo Sançana França disse:

    Não é bonito rir da desgraça alheia né! Mas no caso do Reino Unido, ou do mercado europeu e seus produtores, que sempre fizeram e falaram o diabo dos nossos produtores e da qualidade de nossos produtos, hoje dou uma risadinha de canto de boca.

  3. José Leonardo Montes disse:

    Tenho batido numa tecla que é a rastreabilidade, pois não estamos fazendo o dever de casa, porém temos 200 milhões de cabeças de bovinos e uma extensão territorial que dá mais de 50 Inglaterras, e fomos difamados por eles como se fossemos um fracasso em sanidade animal.

    Estamos caminhando a passos lentos, mas vamos chegar lá e eles que dizem ser os senhores da razão aonde vão parar. Fica uma lição, preocupe-se mais com sua porta e não com a do vizinho.

    Será que o gene do zebu é tão inferior a ponto de ser excluido por eles? Será que quando temos um foco precisa acabar com todo o pais? A coisa é que nosso políticos ainda são do 4 mundo nem do 3, pois somos fracos nesse ponto.

  4. José de Barros Vieira disse:

    A biosegurança aplicada no Reino Unido está posta em cheque e, como sempre, criticar o alheio é sempre mais fácil do que a própria casa.

    Mas enfim, fica uma lição para o Brasil, levando-se em conta a enorme fronteira seca que temos com os países sul-americanos e nossa ainda frágil vigilância agropecuária, que não consegue liberação das verbas federais previstas no orçamento.

  5. Sebastiao Augusto Antero de Moura disse:

    É agora é difícil criticar por que está acontecendo no quintal deles, se fosse o contário eles pediriam embargo do pais todo, agora quero ver onde eles vão parar com seu gene de qualidade superior.

Mercados Futuros – 06/08/07
6 de agosto de 2007
Com falta de boi gordo na praça a arroba segue firme
8 de agosto de 2007