A primeira carcaça bovina que será exportada pelo Reino Unido à Europa desde a crise gerada pelo surgimento de febre aftosa no país já está na linha de abate. O ministro de Desenvolvimento Rural do País de Gales, Mike German, carimbou a carcaça do abatedouro Merthyr Tydfil, do St Merryn Food Group, na terça-feira, 17 de setembro. Esta carcaça faz parte do carregamento que deverá ser feito na próxima quarta-feira, dia 25.
A carne bovina britânica foi comprada pela Ven International, localizada em Versmarkt, Holanda. Isto significa a reabertura de um comércio de milhões de quilos de carne que foi fechado devido à epidemia de febre aftosa.
O comércio desta carcaça está sendo feito sob o Esquema de Exportação Baseado na Data, da União Européia (UE). O contrato original foi negociado pela cooperativa rural Welsh Lamb and Beef Promotions. O diretor gerente, Don Thomas, disse que o reinício das exportações poderá trazer grandes contribuições à recuperação da indústria de produção animal britânica.
A carne bovina terá o carimbo que demonstra sua origem como sendo do País de Gales, que garante que os animais processados nasceram, foram criados e terminados em propriedades rurais do País de Gales. A carne será distribuída em caixas que levarão a informação sobre sua origem.
O gerente do St Merryn, John Draycup, disse que este carregamento foi um grande passo no restabelecimento do nome da carne bovina britânica na Europa. Isto dará aos consumidores uma oportunidade de identificar e escolher a carne bovina produzida com os mais severos padrões de todo o mundo, disse ele.
Fonte: Farmers Weekly (por Robert Davies), adaptado por Equipe BeefPoint