Mercados Futuros – 23/05/07
23 de maio de 2007
Curso do SIC na Expozebu reúne cerca de 300 idosos e ensina o preparo da carne
25 de maio de 2007

Reino Unido: exportações de carne superam previsão

As exportações de carne bovina do Reino Unido atingiram 46.000 toneladas neste ano, após a remoção da barreira às exportações do país. Este volume é mais do que 1,5 vezes a quantidade de 30.000 toneladas prevista pela indústria de carnes britânica para a re-introdução inicial de sua carne bovina no mercado internacional. O gerente de exportações da MLC, Jean Pierre Garnier, disse que não se trata da capacidade de vender a carne, mas sim, de ter carne suficiente para vender.

As exportações de carne bovina do Reino Unido atingiram 46.000 toneladas neste ano, após a remoção da barreira às exportações do país, segundo informou o site MeatNews.com. Este volume é mais do que 1,5 vezes a quantidade de 30.000 toneladas prevista pela indústria de carnes britânica para a re-introdução inicial de sua carne bovina no mercado internacional.

Durante o próximo ano, a Meat and Livestock Comission (MLC) previu que as exportações aumentaram para 70.000 toneladas e, então, para 100.000 toneladas no ano seguinte. O gerente de exportações da MLC, Jean Pierre Garnier, disse que não se trata da capacidade de vender a carne, mas sim, de ter carne suficiente para vender. “Disponibilidade é uma questão chave para nós”.

Garnier disse que a capacidade de fornecer mais carne bovina depende da capacidade dos produtores britânicos de expandir seus rebanhos, mas isso tem sido prejudicado em certo grau pelas incertezas referentes à reforma da Política Agrícola Comum e pelas discussões da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A maioria das exportações é de carne bovina e de vitelo tradicionais, mas que também está sendo vendida uma quantidade significante de carne bovina de alta qualidade, principalmente nos mercados europeus. Inclusive a MLC lançou uma promoção da carne bovina de alta qualidade na Itália denominada de “La Bistecca Perfetta”, e estará participando de eventos em toda a Europa para reforçar a promoção da carne bovina britânica.

Garnier disse que apesar de as exportações de carne bovina de alta qualidade estarem produzindo bons preços, também existe um mercado potencialmente lucrativo para subprodutos comestíveis.

Ele disse que apesar de os grandes processadores estarem se preparando para processar miúdos, muitas das plantas menores precisam investir em novas áreas de cortes e preparação para serem capazes de processar miúdos. Ele disse que existe uma escassez de miúdos na Europa, o que representa boas oportunidades neste mercado.

Os comentários estão encerrados.