Uma nova campanha para as pessoas que se alimentam fora de casa saberem de onde a carne oferecida nos menus dos restaurantes, lanchonetes, cantinas ou estabelecimentos de fast food é proveniente está sendo lançada no Reino Unido pelo chefe Gordon Ramsay.
A nova iniciativa da indústria pretende garantir que os consumidores tenham mais informações sobre a origem da carne que comem quando se alimentam fora de casa.
O Guia de Boas Práticas para rotulagem de origem das carnes nos menus tem sido desenvolvido pela Comissão de Carnes e Animais Domésticos (Meat and Livestock Comission – MLC) com o apoio do Conselho Nacional de Consumidores, Escritório de Coordenação da Autoridade Local em Serviços de Regulamentação (Local Authority Coordinating Office on Regulatory Services – LACORS) e pela Agência de Padrões de Alimentos (Food Standards Agency – FSA).
Já existem alguns operadores de hotéis e restaurantes, bem como de lanchonetes, que se comprometeram a adequar-se ao novo guia. O restaurante mais famoso do chefe de cozinha Gordon Ramsay em Claridge, Londres, em apoio à medida, promoverá um almoço especial para a indústria e representantes do comércio.
“Como chefe de cozinha, tenho orgulho de meus ingredientes e quero dizer aos meus consumidores de onde eles vêm. Eu acho que os consumidores têm o direito de serem avisados, em todo o lugar onde comem, sobre a origem da carne que está em seu prato. É por isso que estou apoiando esta campanha”, disse Ramsay.
O primeiro ministro britânico, Tony Blair, também mostrou seu apoio à campanha. “Parabenizo a MLA por liderar essa iniciativa de dar às pessoas mais escolhas e informações quando se alimentam fora de casa”.
Uma pesquisa feita pela MLC mostrou que 71% das pessoas que comem fora de casa no Reino Unido pensam que a carne é de origem britânica, enquanto, na realidade, somente 40% têm tal origem.
“A iniciativa se refere ao esclarecimento dos rótulos aos consumidores. Existe uma responsabilidade de não enganar os consumidores. O fato é que, na maior parte das vezes, eles têm sido servidos com carne estrangeira, enquanto a maioria pensa que o produto é britânico. Sejam francos com seus consumidores, de forma que eles farão escolhas bem-informadas”, disse o diretor de marketing da MLC, Richard Lowe.
“O setor de foodservice tem tudo a ganhar e nada a perder pela maior franqueza com seus consumidores. A beleza deste guia de boas práticas está em sua simplicidade. Isso é resultado de um retorno muito útil e um auxiliar das organizações de consumidores e companhias de foodservice“, continuou Lowe.
O presidente do Conselho Nacional de Consumidores, Deirdre Hutton, também expressou seu apoio à medida. “Cada vez mais os consumidores querem saber de onde vem a carne que comem. O conselho tem apoiado esse guia como uma forma prática de fornecer informações aos consumidores sobre a origem da carne em restaurantes, lanchonetes e cantinas. É importante que ele seja amplamente adotado pela indústria e que isso seja monitorado. O conselho tem buscado formas de ajudar a MLC a ter acesso ao valor e ao impacto dessa iniciativa por meio de nossa rede de consumidores voluntários”.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint