As importações de carne bovina do Reino Unido excederam 100 mil toneladas durante os primeiros seis meses do ano – a primeira vez que estas importações atingem este nível em 14 anos. De janeiro a junho deste ano, o Departamento Econômico da Comissão de Carnes e Animais Domésticos britânica registrou importações de 107,431 mil toneladas de carne bovina.
A última vez que as importações britânicas de carne bovina atingiram nível semelhante foi em 1988, quando foram importadas 117,9 mil toneladas durante o primeiro semestre do ano. Desde então, as importações vêm declinando, até que, nos últimos anos, a produção de carne bovina no Reino Unido começou a cair, aumentando o espaço para carnes importadas.
A maioria do aumento dessas importações foi proveniente da Irlanda, que aumentou suas exportações deste produto ao Reino Unido em mais de 9 mil toneladas, para 57,673 mil toneladas.
Também houve um aumento significante em volume proveniente dos países da América do Sul, particularmente da Argentina e do Uruguai. Ambos os países exportaram um volume significante de carne bovina ao Reino Unido nos primeiros seis meses deste ano.
O Uruguai exportou quase 9 mil toneladas de carne bovina ao Reino Unido nos primeiros seis meses do ano, enquanto no mesmo período de 2000, estas exportações foram de 2,5 mil toneladas. As exportações da Argentina atingiram o volume de 7 mil toneladas, pouco tempo depois das restrições relacionadas à febre aftosa terem sido retiradas, em fevereiro.
Fonte: Farmers Weekly (por James Garner), adaptado por Equipe BeefPoint