Os planos do Governo britânico de “jogar fora os alimentos de baixo valor nutritivo” (“junk the junk food”) nos lanches escolares representam um importante passo, de acordo com a Comissão de Carnes e Animais Domésticos (Meat and Livestock Commision – MLC) do Reino Unido. A MLC está promovendo melhores padrões nutricionais através de pratos balanceados como parte de seu trabalho nas escolas por muitos anos. Agora, todas as receitas desenvolvidas pela MLC são livres de sal e açúcar adicional e também de gordura extra desnecessária. Além disso, a comissão incluiu frutas e vegetais no máximo de receita possível.
Este trabalho está de acordo com o “mini-manifesto” do governo que, entre outras coisas, contém um compromisso de aumentar o padrão nutricional de refeições servidas aos alunos, com um programa de investimento em equipamentos de cozinha e nas habilidades de equipes de serviços de bufê.
O documento também determina a criação do programa “Confiança nas Refeições Escolares” que ajudará os professores, os pais e os diretores da escola a aumentarem os padrões nutricionais.
Anunciando o pacote, a secretária da Educação, Ruth Kelly, disse que, a partir de setembro, serão introduzidos padrões mínimos para gordura, sal e açúcar. “Nós temos a intenção de introduzir rígidos padrões nutricionais a partir de setembro de 2006”.
O diretor de assuntos do consumidor da MLC, Richard Lowe, disse que a entidade reconhece que a melhor dieta é a balanceada, que traz alimentos de todos os cinco grupos. “Nós apoiamos fortemente o modelo Prato Balanceado. Isso inclui o consumo regular de carnes vermelhas, que contêm um pacote complexo de nutrientes importantes”.
“Existe uma necessidade de trabalhar novamente nas especificações de produtos que são comprados pelas escolas, especialmente produtos processados. O governo investir em novos padrões nutricionais é um passo na direção certa. Nós já estamos trabalhando com os processadores de salsichas e hambúrgueres no desenvolvimento de produtos com menor teor de sal e de gordura. Também há a necessidade de um programa melhor e mais formalizado de treinamento de chefes e cozinheiros de refeições escolares”, disse Lowe.
No final do ano passado, a MLC lançou um CD-ROM de treinamento nutricional especificamente para o setor público que foi bastante aclamado. Este foi elaborado com a assistência de nutricionistas, representantes de todas as áreas de mercado e agências de governo.
“O CD-ROM ajuda a todos os fornecedores de alimentos a ter um melhor entendimento das necessidades do cliente e a saber como satisfazer essas necessidades através de um treinamento positivo e fácil de entendimento nutricional, baseado no modelo Prato Balanceado”, explicou Lowe.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint