O Reino Unido solicitou à Comissão Européia que levasse a França à corte para pôr um fim ao embargo francês à carne bovina britânica. “É a França contra o resto da Europa, não somente contra o Reino Unido”, disse o ministro da Agricultura do país, Larry Whitty. “Nós esperamos que a Comissão leve a França de volta à corte”.
Essa reação britânica veio em resposta à afirmação feita terça-feira pela França de que não reabrirá seu mercado para a carne britânica pelos próximos 3 meses, em virtude da falta de informações referentes a sanidade e qualidade do rebanho bovino britânico, com relação à encefalopatia espongiforme bovina (EEB) ou doença da ‘vaca louca’.
Segundo Whitty, o primeiro ministro Tony Blair vai retirar esse bloqueio unilateral ainda esta semana. “A França está claramente agindo em desacordo com as regras. A Comissão Européia tinha decidido que a França estava agindo em desacordo com as regras do bloco, de forma que estamos agora pressionando a Comissão para que tome uma atitude e imponha limites àquele país”.
A Comissão Européia determinou o fim da barreira – de 3,5 anos – imposta às carnes britânicas em 1999, mas a França recusou-se a cumprir esta medida e, em conseqüência disso, foi levada à corte.
Segundo Whitty, o Reino Unido está pressionando a Comissão, que disse que levará de 2 a 3 meses para obter o resultado pretendido.
O ministro britânico disse que o governo precisa dar total apoio aos produtores, cujo rendimento caiu de forma desastrosa após os efeitos causados pelos casos de EEB e pela epidemia de febre aftosa ocorrida no país no ano passado.
A França vem criticando repetidamente o Reino Unido por não fornecer informações adequadas sobre os testes de EEB feitos nos rebanhos contendo animais de mais de 30 meses.
Fonte: Reuters (por Jeremy Laurence), adaptado por Equipe Beefpoint