As vendas totais de alimentos resfriados preparados cresceram 18,4% entre 1999 e 2003 no Reino Unido para 3,484 bilhões de quilos, de acordo com o Research and Markets, uma empresa irlandesa de pesquisa de mercado.
O mercado de alimentos preparados resfriados do Reino Unido compreende uma série de setores, incluindo carnes vermelhas, gorduras amarelas, pizzas, refeições prontas para comer, queijos, iogurtes, sobremesas, entre outros.
A taxa de crescimento varia de setor para setor, mas certas tendências podem ser observadas no mercado como um todo, segundo o relatório. Desde meados dos anos noventa, os gastos com alimentos têm aumentado. Os consumidores britânicos estavam mais dispostos e capazes de gastar mais com alimentos e os alimentos resfriados foram os principais beneficiados por esta tendência.
Os segmentos mais estabelecidos, como o de queijos e de carnes preparadas, têm lucrado com o aumento da disponibilidade dos consumidores em tentar novos produtos e passaram a vender mais produtos com qualidade melhor e mais “autênticos”.
O desenvolvimento de marcas tem sido importante em todo o mercado de alimentos. Desde o final dos anos noventa, vários estabelecimentos de varejo têm tido grande sucesso no desenvolvimento de seus próprios portfólios de marcas. As marcas globais também estão apresentando um bom desempenho. Esses desenvolvimentos têm estimulado os consumidores a diferenciarem os produtos e dá a oportunidade de determinação adequada dos preços.
O relatório sugere que as previsões para o mercado são positivas. O mercado oferece muitas oportunidades para produtos premium e especializados, que apenas começaram a ser explorados e há um grande espaço para crescimento. A previsão é de que o valor do mercado aumentará de 4% a 5% por ano entre 2004 e 2008.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint