Um novo estudo feito pelo Organic Monitor declarou que o Reino Unido é o segundo maior mercado de carnes orgânicas, com um aumento nas vendas de 139% entre 2001 e 2004.
“O mercado para produtos de carnes orgânicas apresentou um rápido crescimento na indústria de alimentos orgânicos do Reino Unido por vários anos. As vendas de carnes orgânicas vêm aumentando à medida que os consumidores britânicos demandam cada vez mais carnes de alta qualidade. O sabor e as preocupações referentes às questões éticas nos métodos de produção também são motivos importantes por trás das compras”, informou o Organic Monitor.
O Organic Monitor previu que a demanda por carne orgânica continuará crescendo à medida que maiores volumes cheguem ao mercado. “Apesar de ter havido um grande aumento na produção de carne orgânica desde 2001, as cadeias de fornecimento ineficientes e a falta de unidades de terminação têm feito com que um significante volume vá para o mercado convencional de carnes”. Outras restrições ao crescimento do mercado incluem o alto preço premium e os produtos competidores.
Apesar dos varejistas britânicos estarem sob pressão para fornecer mais alimentos orgânicos domésticos, o estudo mostrou que as carnes orgânicas importadas representam quase 20% do volume total de vendas. As importações de carnes orgânicas estão chegando ao Reino Unido oriundas de vários continentes. As políticas de fornecimento dos supermercados e a inconsistente oferta doméstica são fatores que estão por trás das importações.
Os supermercados continuam dominando, com 72% de participação de mercado. Entretanto, sua participação no mercado está declinando. Um maior volume está sendo vendido por outros canais, como varejistas especialistas, processadores de alimentos, comercialização direta e setores de produtos para hotéis e restaurantes. O aumento na atividade de processamento de alimentos orgânicos tem estimulado a demanda por carnes orgânicas.
As companhias de carnes orgânicas estão recebendo recomendações estratégicas para buscarem aproveitar as oportunidades de negócios. Pequenos produtores estão sendo aconselhados a construir um poder de barganha junto a grupos de comercialização, enquanto os grandes produtores estão sendo aconselhados a promover atividades de comercialização. As vencedoras serão as companhias que conseguirem diferenciar com sucesso suas carnes orgânicas de produtos competidores a preços acessíveis.
Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint