Relação de troca, arrobas de boi gordo por toneladas de carne bovina in natura exportada (@/ton), de janeiro de 2002 a novembro de 2007. Na seção Estatística, são publicados gráficos e tabelas elaborados pela Equipe BeefPoint com valores dos principais indicadores da pecuária de corte. Acreditamos que acompanhando e analisando esses dados é mais fácil entender de maneira abrangente o mercado do boi e os acontecimentos que influenciam a cadeia produtiva da carne bovina. Através dos gráficos publicados será possível observar a evolução dos preços do boi gordo e da reposição (indicador Esalq/BM&F), das exportações de carne, abates (IBGE e SIF), entre outros índices que mostram como anda a pecuária de corte nacional e o que podemos esperar para o futuro.
Gráfico 1. Relação de troca, arrobas de boi gordo por toneladas de carne bovina in natura exportada (@/ton), de janeiro de 2002 a novembro de 2007
0 Comments
Analisando o gráfico de barras em azul com a relação inversa ton/@ fica compreensivel e lógico, veremos que a relação é maior exatamente quando o pecuarista passou mais apertado, quando o boi baixou para nós e o frigorífico lucrou mais.
Não tenho nada contra o lucro do frigorífico, mas ultimamente o pecuarista anda passando apertado em 2003 e 2004 vendi boi a R$60,00/@ livre e vaca a 54,00/@ livre, melhor que 2007 nem precisa falar de tudo que subiu nos nossos custos, os frigoríficos estão nadando de braçada abrindo e comprando mais plantas e pecuaristas com os pastos degradados vendendo fêmeas!
Abraço