Substituição de milho por resíduos de panificação em dietas de bovinos confinados
7 de maio de 2004
Perspectivas da produção de carne bovina no Brasil
11 de maio de 2004

Relatório da UE sai em 60 dias

Nos próximos 60 dias será enviada ao Brasil uma cópia do relatório dos técnicos europeus que estiveram inspecionando a sanidade animal do rebanho bovino brasileiro na semana passada. A missão visitou as instalações de frigoríficos habilitados a exportar nos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rondônia.

Eles também fiscalizaram postos de fronteira e unidades veterinárias em 16 municípios nestes Estados. Antes de deixar o País, na última quinta-feira (06), o grupo esteve reunido com o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) Maçao Tadano, em Brasília.

Devido ao curto espaço de tempo que os europeus ficaram no Brasil, os Estados auditados foram determinados por sorteio. No RS, segundo o Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados do RS (Sicadergs), têm habilitação o Mercosul e o Extremo Sul, de Bagé, e o Pampeano, de Hulha Negra.

Tadano não quis comentar a impressão que os técnicos da União Européia tiveram da pecuária de corte brasileira. A União Européia é importante mercado para a carne bovina produzida no Brasil. Somente no primeiro trimestre deste ano, a comercialização de carne industrializada somou 40 milhões de dólares, contra 32 milhões de dólares no mesmo período de 2003.

Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.