Leilão da ABCZ arrecadou quase R$ 500 mil para o Fome Zero
5 de maio de 2003
ABCZ defende mudanças no Sisbov
7 de maio de 2003

Remoção de barreiras comerciais é fator chave para o crescimento da demanda global de carne bovina

A remoção de barreiras comerciais é um dos desafios chave e críticos para o futuro sucesso das indústrias mundiais de carne bovina, incluindo as australianas, informou o membro do Meat and Livestock Austrália (MLA), Peter Barnard, durante a Conferência Internacional de Carne Bovina 2003, ocorrida em Rockhampton (Queensland) nesta semana.

“Nos últimos 30 anos, a carne bovina passou de 50% de participação do mercado global de carnes para somente 25%, devido ao enorme crescimento nas fontes de proteínas competidoras, como a carne suína e de aves, e ao declínio do consumo de carne bovina na maioria dos países desenvolvidos. Se a indústria de carne bovina global quiser reverter esta posição, precisa superar uma série de significantes desafios”.

Entre estes desafios, Barnard citou: remoção das barreiras comerciais; prevenção da queda da demanda de carne bovina em mercados ocidentais; substituição da preferência dos asiáticos – particularmente entre as populações étnicas chinesas – em direção à carne bovina; melhoria da segurança dos alimentos e na integridade de produtos, e; aumento da produtividade da indústria.

“Talvez o mais importante desafio é aumentar a taxa de liberação comercial. As barreiras comerciais são maiores para a carne bovina do que para as demais carnes. Como resultado disso, os preços no varejo em muitos países são altos. Enormes barreiras confrontam o comércio global de carne bovina – pequenas cotas de carne bovina na União Européia (UE), grandes barreiras tarifarias no Norte da Ásia e a determinação das medidas sanitárias e fitossanitárias”.

Além disso, desde a Ronda da Organização Mundial do Comércio (OMC) no Uruguai, quando se estabeleceu a meta de reduzir os subsídios agrícolas, em média, os subsídios mundiais para os produtores de bovinos na realidade aumentaram.

“A Austrália precisa continuar trabalhando com outras nações eficientes na produção de carne bovina para desmantelar as barreiras comerciais. Infelizmente, as propostas para a Ronda de Doha da OMC para o comércio mundial oferecem pouca liberação comercial para a indústria global de carne bovina”.

Fonte: Meat & Livestock Austrália, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.