Representantes da cadeia produtiva da carne e autoridades do setor agropecuário receberam ontem (02), na Federação da Agricultura do Paraná (Faep), o gerente da certificadora de carne espanhola Certicar, Javier Samper Cimarra. O objetivo da visita foi promover a troca de experiências entre os produtores de carne do Paraná e o representante de uma das mais importantes empresas do setor na União Européia.
“Ele teve uma idéia de como o Paraná cuida dos seus rebanhos e, em troca, pudemos entender um pouco melhor como funciona o sistema de rastreabilidade e certificação de carne na Europa, ao qual o modelo desenvolvido no Paraná nada fica a dever”, disse o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Deni Schwartz.
Schwartz lembrou que a vinda de Cimarra ao Paraná é oportuna porque coincide com o momento em que as autoridades sanitárias estaduais e os criadores se estruturam para colocar em prática o sistema público de rastreabilidade e certificação.
Após a visita a algumas propriedades, Cimarra enfatizou o papel do setor público na rastreabilidade e falou sobre a origem dos programas de rastreabilidade e certificação da carne na Europa. “Nosso trabalho traz credibilidade e segurança ao consumidor, que ficou bastante apreensivo com os registros de encefalopatia espongiforme bovina (doença da “vaca louca”), e orientamos os produtores a desenvolver um produto sob medida para quem vai comprá-lo”, explicou.
Fonte: Paraná On Line, adaptado por Equipe BeefPoint