Hoje as autoridades do setor agropecuário matogrossense, lideradas pelo deputado Zeca D’Ávila (PFL) recebem, em Cuiabá, a visita de representantes do setor de agricultura e pecuária da Bolívia. A reunião acontecerá na Federação de Agricultura e Pecuária do Estado (Famato).
O objetivo é fazer uma prestação de contas sobre o reconhecimento de uma área de fronteira com Mato Grosso como livre de febre aftosa com vacinação. O reconhecimento, concretizado no final do mês passado pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), foi viabilizado graças a uma parceria com a Famato, pela qual foram doadas à Bolívia cerca de 2,5 milhões de vacinas.
Segundo o deputado, essa prestação de contas é desnecessária e o encontro é mais uma cortesia entre regiões que pretendem manter uma relação comercial oficial. O pleito já foi levado inclusive ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues.
O parlamentar lembrou a importância do reconhecimento de uma faixa de 300 quilômetros de largura por 710 km de comprimento na fronteira entre Mato Grosso e Bolívia. Além de permitir o comércio na própria região, deixa de representar perigo para o Estado, que tem o segundo maior rebanho do país (22,5 milhões de cabeças) e precisa se manter longe da febre aftosa para garantir as exportações.
Fonte: Diário de Cuiabá/MT, adaptado por Equipe BeefPoint