Custos de produção
3 de agosto de 2001
Carne bovina nos EUA: aumento das importações e queda das exportações
7 de agosto de 2001

Restrições ao trânsito de animais poderão prejudicar Expointer

As restrições sanitárias impostas ao território gaúcho em razão dos recentes casos de aftosa tendem a transformar a Expointer 2001 – que acontecerá de 25 de agosto a 2 de setembro, em Esteio (RS) – em uma feira doméstica, sem a presença de cabanhas importantes das regiões atingidas e dos compradores e expositores de outros estados ou países.

O Ministério da Agricultura condicionou a abertura de corredores de passagem de animais por Santa Catarina à conclusão dos abates sanitários acompanhados, operação que envolve a transferência de 11,5 mil animais aos frigoríficos em caminhões sanitarizados. Dessa forma, até que o abate seja concluído, o Rio Grande do Sul permanecerá isolado do restante do País, sem a possibilidade de movimentar animais para outros locias. As restrições impedem também o deslocamento de animais em um raio de 25 quilômetros das propriedades da fronteira oeste, onde houve focos da doença.

O maior prejuízo está relacionado à provável ausência dos compradores de outros estados, que normalmente respondem por 30% da movimentação financeira dos remates. Em 2000 a venda em leilões rendeu R$ 2,1 milhões. A feira não terá também a presença de animais de outras regiões, porque se não forem vendidos não poderão retornar aos estados de origem.

Entretanto, José Hermeto Hoffmann, secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, acredita na liberação do trânsito até o início da feira, e mostra-se otimista. Para ele, a abertura dos corredores “depende exclusivamente da vontade política do ministro Pratini de Moraes.”

fonte: Gazeta Mercantil (por Luiz Guimarães), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.