EUA reforçará medidas de prevenção de doenças animais
17 de outubro de 2001
Ceará intensifica luta contra febre aftosa
17 de outubro de 2001

Resultado de sorologia deverá ser divulgado ainda nesta semana

Até o final desta semana, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deverá divulgar o resultado da sorologia realizada em 709 bovinos dos 7 municípios gaúchos que possuem frigoríficos exportadores de carne suína – Sarandi, Três Passos, Caxias do Sul, Santa Rosa, Encantado, Júlio de Castilhos e Lajeado. Os exames foram enviados ontem pelo Laboratório de Referência Animal (Lara) ao ministério, em Brasília.

A realização dos testes, para comprovação da inexistência de aftosa na região, foi uma exigência da Rússia para a retomada das importações de carne suína gaúcha, suspensas desde o surgimento dos focos da doença no Estado, em maio. Se os testes apresentarem resultados negativos, o relatório será encaminhado para a Rússia. Também serão incluídos na relação os exames realizados em 1.191 animais de 10 municípios catarinenses produtores de suínos e localizados próximos à divisa com o Estado. Os testes devem estar concluídos até o dia 24 de outubro.

Hoje, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, José Hermeto Hoffmann, recebe o cônsul geral da Argentina, Adolfo Rossellini, para discutir políticas de combate à aftosa.

Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.