Até o final desta semana, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) deverá divulgar o resultado da sorologia realizada em 709 bovinos dos 7 municípios gaúchos que possuem frigoríficos exportadores de carne suína – Sarandi, Três Passos, Caxias do Sul, Santa Rosa, Encantado, Júlio de Castilhos e Lajeado. Os exames foram enviados ontem pelo Laboratório de Referência Animal (Lara) ao ministério, em Brasília.
A realização dos testes, para comprovação da inexistência de aftosa na região, foi uma exigência da Rússia para a retomada das importações de carne suína gaúcha, suspensas desde o surgimento dos focos da doença no Estado, em maio. Se os testes apresentarem resultados negativos, o relatório será encaminhado para a Rússia. Também serão incluídos na relação os exames realizados em 1.191 animais de 10 municípios catarinenses produtores de suínos e localizados próximos à divisa com o Estado. Os testes devem estar concluídos até o dia 24 de outubro.
Hoje, o secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, José Hermeto Hoffmann, recebe o cônsul geral da Argentina, Adolfo Rossellini, para discutir políticas de combate à aftosa.
Fonte: Zero Hora/RS, adaptado por Equipe BeefPoint