5o Leilão CV ofertará cerca de 100 lotes nelore mocho
10 de junho de 2003
SC debate ingresso de carne bovina gaúcha
12 de junho de 2003

Resultado final do Projeto TAB 57

As fazendas Córrego da Santa Cecília (Dr. Rodolpho Assumpção Ortenblad) e Água Milagrosa têm o prazer de anunciar que o Projeto TAB 57, que teve seu início em 01/11/2000 – chegou a seu final, com o abate dos animais em 05/06, e avaliação de carcaças em 06 e 07/06/2003.

Como foi divulgado desde o início, este projeto tem como finalidade principal preencher algumas lacunas existentes no setor de pecuária de corte, entre elas: Criterioso levantamento de custos de produção; Análise de sistemas diferentes de manejo; E tudo isso acoplado a ganho de peso e avaliação de carcaças.

Dentro desta abordagem conceitual, embora haja dados específicos de cada cruzamento, o conceito de “raça” é quase irrelevante, pois o foco do projeto é desenvolver e analisar sistemas de gestão, de custos e de manejos. Em outras palavras: oferecer ao pecuarista ferramentas para que ele possa aumentar a produtividade – essencial para a sobrevivência de uma atividade que tem milhões de hectares/ano deslocados de “pastagens” para “agricultura”. E, ao mesmo tempo, controlar e reduzir custos de produção, vital para a sobrevivência da atividade, tanto no mercado interno quanto no externo.

O Projeto TAB 57 teve como participantes ativos e essenciais: ABCZ, FAZU, Nova Índia Genética, Bellman Nutrição Animal, Fazenda Bethânia e Virbac do Brasil, com quem dividimos, por justiça, os méritos que advierem deste trabalho.

Embora diversos dados já estejam concluídos, aguardaremos que o Dr. Pedro Eduardo de Felício conclua o laudo de avaliação de carcaças e desossa, bem como que o coordenador do Relatório Final do Projeto TAB 57, Dr. Luiz Antonio Josahkian, nos oriente sobre a linha de pensamento que pretende imprimir ao relatório – para que possamos divulgar dados completos de forma coerente.

A divulgação deverá se dar na 1a quinzena de julho e alguns resultados são surpreendentes.

Fonte: Fazenda Água Milagrosa

Os comentários estão encerrados.