UDR realiza protesto com doação de 8,7 mil Kg de carne
21 de fevereiro de 2006
MT deve rastrear fronteira por georreferenciamento
21 de fevereiro de 2006

Reunião define ações contra a aftosa

Representantes de 15 estados brasileiros começaram a discutir ontem, na sede da Superintendência Federal da Agricultura de Mato Grosso (SFA/MT), a situação atual e perspectivas do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, visando a definição de novas estratégias para 2006.

As ações de controle, combate e erradicação da aftosa devem ser anunciadas hoje à tarde e contemplam, basicamente, a elaboração de propostas para adequação do sistema de vigilância sanitária animal e as estratégias a serem aplicadas para a recuperação do status de zona livre de febre aftosa com vacinação nas áreas suspensas pela Organização Internacional de Epizootias (OIE).

De acordo com o diretor do Departamento de Sanidade Animal do Mapa, Jorge Caetano Júnior, apenas quatro estados (RS, SC, RO e AC) tiveram o status mantido. Os demais estados, estão temporariamente sem este reconhecimento.

O coordenador nacional de Febre Aftosa, Jamil Gomes de Souza, afirma não será possível prevenir a entrada da doença “enquanto toda a América do Sul não estiver engajada neste propósito de erradicar a aftosa”. A notícia é de Marcondes Maciel, para o Diário de Cuiabá.

Comments are closed.