PR: Mapa confirma seis novos focos de febre aftosa
20 de fevereiro de 2006
Gabriel Maciel pode deixar a SDA
22 de fevereiro de 2006

Reunião define ações contra a aftosa

Representantes de 15 estados brasileiros começaram a discutir ontem, na sede da Superintendência Federal da Agricultura de Mato Grosso (SFA/MT), a situação atual e perspectivas do Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa, visando a definição de novas estratégias para 2006.

As ações de controle, combate e erradicação da aftosa devem ser anunciadas hoje à tarde e contemplam, basicamente, a elaboração de propostas para adequação do sistema de vigilância sanitária animal e as estratégias a serem aplicadas para a recuperação do status de zona livre de febre aftosa com vacinação nas áreas suspensas pela Organização Internacional de Epizootias (OIE).

De acordo com o diretor do Departamento de Sanidade Animal do Mapa, Jorge Caetano Júnior, apenas quatro estados (RS, SC, RO e AC) tiveram o status mantido. Os demais estados, estão temporariamente sem este reconhecimento.

O coordenador nacional de Febre Aftosa, Jamil Gomes de Souza, afirma não será possível prevenir a entrada da doença “enquanto toda a América do Sul não estiver engajada neste propósito de erradicar a aftosa”. A notícia é de Marcondes Maciel, para o Diário de Cuiabá.

Os comentários estão encerrados.