Associação de criadores gaúchos de Zebu define jurado para Expointer
25 de julho de 2003
Venda de produtos básicos eleva exportação em julho
29 de julho de 2003

Reunião do Circuito Pecuário Sul avalia ações antiaftosa

Hoje o secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Maçao Tadano, fará a abertura da reunião do Circuito Pecuário Sul, na sala de reuniões do Cristal Palace Hotel, em Londrina (PR). O encontro, que vai até amanhã, reunirá técnicos do Departamento de Defesa Animal (DDA) do Mapa; das Delegacias Federais de Agricultura e representantes do setor agropecuário dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Após a abertura dos trabalhos, o diretor do Departamento de Defesa Animal, João Cavallero, fará uma exposição sobre o Programa Nacional de Erradicação da Febre Aftosa. Na seqüência, será abordado o sistema de prevenção primária em zona livre de aftosa, com ou sem vacinação, a cargo de Vicente Astudillo, colaborador do DDA.

A partir daí, o responsável pelo serviço de sanidade animal de cada uma da três delegacias participantes do evento realizará um balanço do programa de erradicação da doença no respectivo estado, detalhando as medidas de prevenção, o trabalho desenvolvido nas fronteiras, o impacto econômico e os resultados obtidos.

Cada palestra terá, na seqüência, a avaliação de representantes do setor privado e suas entidades, como o Fundo de Desenvolvimento da Agropecuária do Estado do Paraná (Fundepec-PR); Federação da Agricultura de Santa Catarina; Comissão de Pecuária de Corte do Rio Grande do Sul e Fórum de Pecuária de Corte.

Ao final será formalizado um documento com recomendações para implantação de possíveis melhorias no Circuito Pecuário Sul. Após o encerramento dos trabalhos, a Secretaria de Agricultura do Paraná fará o lançamento do Programa de Rastreabilidade no Estado.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.