O diretor da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Nelson Pineda, participa, hoje, de reunião do Comitê Técnico Consultivo do Sistema Integrado de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov), em Brasília. Na pauta, a implementação da rastreabilidade por propriedade e os procedimentos a serem adotados pelo Serviço de Inspeção Federal (SIF).
A ABCZ é delegada do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para realizar o registro genealógico das raças zebuínas no Brasil. Atualmente o banco de dados da associação, o maior do mundo no gênero, conta com o registro de mais de seis milhões de zebuínos selecionados.
O assunto rastreabilidade tem sido pivô de várias discussões. Alguns impasses têm sido paulatinamente debatidos pelo governo federal para esclarecer a importância da cooperação de todos os segmentos da cadeia produtiva da carne para que o Sisbov abranja todas as propriedades no país que atuem na pecuária.
Fonte: Gazeta Mercantil, adaptado por Equipe BeefPoint