Principais indicadores do mercado do boi – 26-08-2013
26 de agosto de 2013
Lygia Pimentel: em 2012, o produtor que se programou, teve um resultado 6,5% melhor do que aquele que deixou o mercado caminhar ao sabor do vento
26 de agosto de 2013

Ricardo Heise: o confinamento é indispensável para a pecuária atual, mas deixe a parte especulativa de lado

Prêmio BeefPoint – Edição Confinamento vai homenagear quem faz a diferença nos confinamentos do Brasil. Essa é uma iniciativa do BeefPoint, e tem a Assocon como parceira. A premiação será feita durante o Interconf 2013, evento da Assocon que acontecerá nos dias 9 a 12 de setembro de 2013, em Goiânia/GO e que o BeefPoint está fazendo a curadoria de conteúdo.

Para conhecer melhor os finalistas, o BeefPoint preparou uma série de entrevistas que mostram o que eles têm feito para se destacar na pecuária de corte.

Confira abaixo a entrevista com Ricardo Heise, um dos finalistas na categoria Comercialização e Mercado Futuro em Confinamento.

Ricardo Heise

Ricardo Heise trabalhou no grupo Bertin por 12 anos, atuando na área de pecuária como gerente de confinamento em São Paulo, gerente de pecuária em Goiás, comprador de boi gordo nas unidades de Mozarlândia – GO e Lins – SP e por fim, fazendo hedge de fornecedores de boi gordo na mesa de operações do grupo em Lins – SP.

Hoje, é sócio proprietário da Boi Invest, empresa que atua no mercado físico e futuro do boi gordo em Goiânia – GO.

BeefPoint: O que você considera mais importante em um confinamento de gado de corte?

Ricardo Heise: Confinamento hoje é uma ferramenta indispensável para a pecuária, principalmente pela diminuição de área e pelo valor da terra no Brasil. Para se manter, você tem que produzir mais arrobas numa quantidade menor de terra e uma das formas de fazer isso é o confinamento, por isso acho que é uma ferramenta indispensável e estratégica na pecuária atual.

BeefPoint: Qual o maior desafio dos confinamentos no Brasil hoje?

Ricardo Heise: Ainda acho que a comercialização é o maior desafio no confinamento, ainda é preciso quebrar o paradigma existente para fazer o hedge do negócio. A expressão “eu acho” ainda é muito usada na hora de definir a venda do boi, isso não pode existir na hora de planejar a venda. Usar o mercado futuro para indexar preços de venda é fundamental para se manter na atividade, ao contrário do que muitos confinadores/pecuaristas pensam sobre esse mercado.

BeefPoint: Qual projeto de confinamento você teve contato ou implementou nestes últimos anos, que considera um case de sucesso? Por quê?

Ricardo Heise: Tenho participado ativamente do projeto das Fazendas Ecológicas em Acreúna – GO , no qual o confinamento de três anos para cá segue com 95% dos bois que entram no confinamento. Sejam eles bois próprios ou de parceiros, são travados a termo e com rentabilidade bem acima do que temos disponível no mercado financeiro. Esse confinamento com estratégia de zero risco vem aumentando a cada ano e seus parceiros estão bastante satisfeitos com os resultados.

Outra propriedade que estamos trabalhando com projeto de sucesso é a Fazenda Marca/Buritis, em Jussara – GO, onde o valor do boi gordo não é mais indexado pelos frigoríficos, o próprio gestor da fazenda define o preço de venda através do mercado na BMF, sejam bois do confinamento ou à pasto.

BeefPoint: O que você fez em 2012 que te trouxe mais resultados?

Ricardo Heise: Em 2012 fizemos um mix na venda, utilizando o mercado a termo e o mercado de opções, que nos deram uma rentabilidade bem acima do que planejávamos.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2013? E por quê?

Ricardo Heise: Nos manter focados no que fazemos e aprender a cada dia analisar o mercado de uma forma mais ampla e antecipar seus movimentos para melhorarmos ainda mais os resultados do confinamento.

BeefPoint: Qual mensagem gostaria de deixar para os confinadores no Brasil?

Ricardo Heise: Fazer cada vez melhor o que sabemos fazer, que é produzir carne para o mundo comer. Confinamento é uma ferramenta importantíssima para a pecuária e cada vez vai ser mais utilizada e pode ser bem lucrativa. Tendo disciplina na hora de executar o que foi planejado e deixando a parte especulativa de lado, você vai estar sempre na atividade.

Quem merece ganhar o Prêmio BeefPoint Confinamento? Clique Aqui e Vote!

Confira a Programação do Interconf 2013

Lembramos que todos os finalistas do prêmio são convidados vip cortesia do Interconf 2013.

2 Comments

  1. Gustavo Figueiredo disse:

    Esse cara é top10 do mercado e como pessoa!

  2. Bruno Maeda disse:

    Esse é diferenciado, excelente pessoa.