Atacado – 09/04/2012
9 de abril de 2012
Brasileiro está tomando mais uísque. Mas tem de ser escocês
10 de abril de 2012

Rigorosa seleção garante um plantel de exceção

Estância Pedra Só: Baseado em muita pressão de seleção, a Pedra Só em mais de meio século, formou um plantel que hoje é reconhecido nacionalmente.

Baseado em muita pressão de seleção, a Pedra Só em mais de meio século, formou um plantel que hoje é reconhecido nacionalmente.

Nestes 50 anos de trabalho o foco foi sempre formar animais diferenciados, bem adaptados ao meio e realmente melhoradores…. Pois é deste plantel que tiramos os reprodutores para trabalhar em nosso rebanho comercial e produzir carne, nosso principal objetivo.

A seleção de nossos animais começa bem cedo, ainda ao pé da mãe, quando são pesados e avaliados dentro do seu lote. Neste momento quando são descartados os animais inferiores, suas mães identificadas e se na segunda cria produzirem novamente um animal de performance inferior, também são descartadas do rebanho de cria.

No desmame, estes animais são inscritos no Promebo, onde são novamente pesados e avaliados fenotipicamente (conformação, musculatura, precocidade, Tamanho). Após o retorno dos relatórios são descartados os animais “cola”(deca 9 e 0). Depois disso os animais passam em pastagem de inverno e em campo nativo até os 15 meses aproximadamente, quando os machos são submetidos a exame andrológico, onde os que estão aptos à reprodução aprendem a trabalhar sendo utilizados no repasse da IA do gado comercial. Os demais são descartados (que tenham defeitos irreversíveis).

A próxima avaliação é realizada logo após este período e antes do preparo para o leilão. No caso das fêmeas também são preparadas para o período reprodutivo, são acasaladas aos 2 anos. Nesta avaliação o procedimento é parecido com o realizado no desmame (pesagem, avaliação fenotípica e descarte dos deca 9 e 0).

Além das avaliações pontuais (ao pé da mãe, desmame, andrológico (machos) e sobreano) sempre que algum animal “fica para traz” é descartado do plantel.

Dos machos que se destacam dentro de seu grupo (dupla marca) sempre elegemos 1 ou 2 indivíduos para a coleta de sêmen, para utilização no rebanho comercial.

Nas fêmeas, além de todas as avaliações que já citadas (individuais e como mãe), temos como primordial que cada uma possa parir um terneiro por ano, caso isso não ocorra, é eliminada do plantel.

Com esta metodologia de seleção, muitas vezes somos criticados pelo exagero, mas temos a certeza de ter escrito uma história consistente, pelo reconhecimento nas pistas de julgamento (12 anos de premiações ininterruptas nas Exposições de Pelotas e região), no nosso leilão de reprodutores na primavera e pelo diferencial recebido pelo frigorífico no abate dos nossos novilhos.

Mas o mais gratificante é o reconhecimento de novos investidores, os cabanheiros tradicionais buscam na Pedra Só a genética para formar ou incorporar a seus planteis.

 

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.