Na segunda etapa da sua viagem, que começou pela Coréia do Sul, o governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto defendeu em Tóquio a exportação de carne gaúcha para aquele país asiático. Durante jantar oferecido ontem pelo primeiro-ministro japonês Junichiro Koizumi, o governador gaúcho expôs as potencialidades gaúchas, principalmente no setor primário.
“Estamos em um momento importante para que o Japão retome a compra de carne brasileira, que teria reflexo direto no Rio Grande do Sul”, declarou. Na oportunidade, Rigotto frisou que o estado é um dos maiores exportadores do produto do país.
A primeira atividade em solo japonês foi uma visita ao parlamento acompanhando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva juntamente com ministros da comitiva oficial e do governador cearense Lúcio Alcântara.
Rigotto também teve a oportunidade de conversar com a presidência do Japan Bank for International Cooperation (JBIC). “Assim como o secretário do Desenvolvimento e Assuntos Internacionais, Luis Roberto Ponte, falava com o setor do banco para a América Latina, tive a oportunidade de ressaltar junto a presidência do JBIC as diferentes possibilidades de investimentos em projetos gaúchos, que poderiam muito bem estar sendo financiados, como por exemplo a questão dos créditos de carbono”, avaliou Rigotto.
Fonte: Jornal do Comércio/RS, adaptado por Equipe BeefPoint