O governador do RS, Germano Rigotto, deve encaminhar ao Mapa o pedido dos pecuaristas uruguaios de revisão do status sanitário de Santa Catarina. Enquanto RS e Uruguai são livres de febre aftosa com vacinação, o estado catarinense é livre sem vacinação. Para o governador, a diferenciação coloca Santa Catarina em vantagem sobre os demais estados da federação.
“Vamos dar continuidade à luta para mostrar ao ministério que essa situação não pode continuar e os uruguaios cobraram um trabalho forte para que venha ter uma mudança nesse quadro”, afirma.
Rigotto lembra que hoje está resolvido o problema de exportação para a Rússia, mas novas dificuldades poderão prejudicar as áreas livres com vacinação. O governador gaúcho deve solicitar ao Mapa que ponha fim na diferenciação, mas informou que não fará sugestões de como resolver o problema. O assunto foi tratado durante café da manhã com a diretoria da Câmara de Indústrias do Uruguai, em Montevidéu, em que esteve o presidente da Associação Rural, Fernando Mattos.
No encontro, ficou acertado que já, a partir de 2006, a Exposição do Prado e a Expointer não terão coincidência de data. Neste ano, os dois eventos estarão acontecendo simultaneamente durante cinco dias. Mattos informou que a idéia é que a Expoprado comece alguns dias antes e a Expointer alguns dias depois. “Para nós, não há problema nenhum atrasarmos uma semana, duas semanas, ou adiantarmos uma semana a Expointer”, destacou o governador.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint