A atividade pecuária no estado de Rondônia: conjecturas e alertas
16 de janeiro de 2004
Franceses conhecem agropecuária do Brasil
20 de janeiro de 2004

Rio Crixás obteve recorde de prenhezes de embriões Bonsmara em 2003

Em um dos maiores projetos de Transferência de Embriões (T.E.) da raça Bonsmara já realizados no mundo, a Fazenda Rio Crixás, em Mundo Novo, GO, obteve a marca recorde de 1.150 prenhezes de embriões em 2003.

José Albertoni, diretor da fazenda, comentou o resultado: “Graças ao empenho e ao rigor na seleção de nossas matrizes – no total são 160, sendo 40 altamente selecionadas – atingimos esse resultado histórico para a raça em nível mundial”.

Os trabalhos da Fazenda Rio Crixás foram iniciados em 1999, quando a empresa importou 550 embriões top Bonsmara PO da África do Sul, responsáveis pela produção de aproximadamente 350 animais puros. Após três anos, já começavam a ser coletados os primeiros embriões de novilhas nascidas no Brasil. Hoje, o plantel da fazenda é composto por 1.500 cabeças PO (Puro de Origem) e PC (Puro por Cruza).

Carne

Atualmente, o Bonsmara tem sido uma das raças mais utilizadas em programas e pesquisas no Brasil. Uma das razões para tanto prestígio é seu sêmen, ideal para quem busca mais eficiência no cruzamento industrial com fêmeas 1/2 sangue Nelore X Europeu – F1 -, e também com vacas Nelore.

Além disso, apesar de termos alcançado o primeiro lugar nas exportações mundiais de carne bovina, o Brasil precisa buscar a melhora da qualidade de sua carne, fator que pesa a favor da raça sul-africana. Estudos realizados por Pedro Eduardo de Felício, do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UNICAMP, mostraram que as diferenças médias foram todas favoráveis ao Bonsmara, tendo havido significância para maciez, suculência e aceitação global. “As notas médias das carnes Bonsmara são resultados muito bons, dificilmente igualáveis por qualquer outra carne de contrafilé”, atestou o professor.

Para João Sérgio Jacinto, Gerente de Compras de Bovinos do Frigorífico Friboi, em Goiânia, GO, a carcaça do Bonsmara 1/2 sangue Nelore possui uma excelente cobertura e é bastante alongada, o que representa maior rendimento por animal. “O Bonsmara é o caminho certo para o país assegurar mais lucros sobre os preços pagos pela nossa carne, coisa que há muito tempo a Argentina já entendeu”, afirmou.

Fonte: Assessoria de Imprensa, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.