Fechamento 11:40 – 08/10/01
8 de outubro de 2001
Esalq desenvolverá pesquisa com boi orgânico
10 de outubro de 2001

RN realizará segunda campanha de vacinação do ano contra a febre aftosa

A Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária (Seap), do Rio Grande do Norte, pretende vacinar 100% do rebanho do Estado – calculado em 740 mil cabeças de gado e búfalo – durante todo o mês de outubro para evitar a febre aftosa. Esta campanha, na qual estão sendo investidos R$ 250 mil, é a segunda do ano. A primeira foi realizada em abril e obteve cobertura vacinal de 97,4% do rebanho potiguar, a melhor cobertura obtida em todo o Nordeste, segundo o secretário-adjunto, Rodrigo Diniz Melo.

A Secretaria mobiliza 15 equipes no campo para conscientização dos produtores rurais, divulgação da campanha e para resolver problemas que possam ocorrer de última hora como combater o desabastecimento de vacinas no mercado. Até o recebimento de vacinas é inspecionado pela Fiscalização da Seap, que retira o lacre do produto.

O último caso de aftosa no Rio Grande do Norte foi registrado em setembro do ano passado, na região do município de Vera Cruz. No triângulo formado por Rio Grande do Norte, Piauí e Alagoas é necessário que a campanha tenha sucesso para que a área passe a receber classificação do Ministério da Agricultura como de “Risco Conhecido”. A definição do risco – se é alto, médio ou baixo – será feita imediatamente após a conclusão da vacinação do rebanho.

Atualmente, o espaço geográfico entre os estados de Alagoas e o Maranhão, chamado pelo Ministério da Agricultura de Circuito Nordeste, é considerado como “zona de risco desconhecido” em termos de aftosa. A cobertura vacinal mínima validada pelo ministério é de 80%.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Aloísio Pontes), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.