Análise semanal – 02/06/04
2 de junho de 2004
Inovações de segurança na indústria de carnes dos EUA
4 de junho de 2004

RN vacina 81% do rebanho contra a febre aftosa

O Estado do Rio Grande do Norte conseguiu atingir o índice de vacinação mínimo exigido pelo Ministério da Agricultura para o combate à febre aftosa. A informação é de que 81% dos bovinos mantidos no Estado foram imunizados na primeira etapa da campanha – o Ministério exige um percentual de pelo menos 80%.

O secretário adjunto de agricultura, Ronaldo Fernandes, comemorou os resultados, mas frisou que essa é uma campanha permanente. “Nosso objetivo é fazer do RN uma área livre da febre aftosa e para que isso aconteça é importante que os criadores continuem vacinando seus rebanhos”. Tradicionalmente os índices da vacinação na primeira etapa, realizada de 1o a 30 de abril, são sempre maiores que os da segunda. Mas apesar da cobertura estar longe de ser 100%, desde 2000 não é detectado nenhum foco da doença no Estado.

Segundo a classificação do Ministério da Agricultura, quando o assunto é febre aftosa o RN é considerado uma Área de Risco Desconhecido. Para tentar mudar o quadro e transformar o Estado em Área Livre, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento está realizando, além das campanhas de vacinação, um cadastramento completo de todas as propriedades rurais do Estado. O trabalho deve estar concluído em 90 dias e a intenção é fazer uma radiografia completa, com dados detalhados, sobre a criação e a infra-estrutura das fazendas. “Isso trará agilidade no combate e mais segurança para o rebanho”, disse Ronaldo Fernandes.

Fonte: Tribuna do Norte – Natal, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.