Miguel Gularte (ex-Minerva) é o novo de presidente da JBS Mercosul
12 de agosto de 2013
O Dourado, a aroeira e a burra política brasileira
12 de agosto de 2013

Roberto Mesquita: relação custo-benefício do uso de brincos é extremamente vantajosa em comparação com outras formas de marcação

Roberto T.P. de Mesquita, economista, pecuarista e leitor BeefPoint comentou sobre a opinião de Olivio José Silva da Silveira sobre rastreabilidade: presentear o brinco é parte da solução.

Leia o comentário na íntegra:

O brinco é mero acessório em qualquer sistema de identificação. A partir de 23.11.2013 quando entrar em vigor a Lei 12.097 que estabelece nos art 4º e art. 6º  que os estabelecimentos rurais e os de abate (inclusive do RS) somente poderão receber bovinos e búfalos identificados com marca a fogo, tatuagem ou outra forma permanente e auditável de marcação dos animais e, acompanhados de GTA em que essa identificação esteja presente.

As outras formas permanentes de marcação, como os dispositivos eletrônicos por exemplo, somente poderão ser adotadas mediante a instituição de sistemas de rastreabilidade de adesão voluntária. Assim, ainda que esses novos sistemas estejam disponíveis até o final de novembro, a grande maioria dos estabelecimentos rurais do país deverá optar (obrigatoriamente) pela nova normativa do sistema oficial de rastreabilidade em vigor no país, sem ônus e sem burocracia, e continuará a identificar seu rebanho com marca a fogo ou tatuagem, tornando rastreável todos os lotes previamente “marcados” enviados para os estabelecimentos subsequentes, inclusive os de abate, sempre acompanhados com a nota fiscal e GTA.

Por último, uma interessante flexibilização desse sistema de identificação, é que os animais identificados com dispositivos eletrônicos estão dispensados da obrigatoriedade de marcação a fogo ou com tatuagem.

Particularmente, como pecuarista em Itupeva-SP, entendo que para fins de gestão do rebanho, mesmo em pequenas propriedades, além de ser um grande facilitador das operações de apartação, controle ponderal e manejo dos animais, sua relação custo-benefício é extremamente vantajosa em comparação com as outras formas de marcação.

Leia o texto na íntegra: Olivio José Silva da Silveira sobre rastreabilidade: presentear o brinco é parte da solução.

Os comentários estão encerrados.