BM&F: boi para outubro fecha em R$ 59,77/@
10 de abril de 2006
A importância da escrituração para a tomada de decisão
12 de abril de 2006

Roberto Rodrigues destaca importância da rastreabilidade

De acordo com o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, a certificação de origem e a rastreabilidade dos produtos agrícolas e pecuários devem ser uma exigência de todos os mercados mundiais nos próximos três ou quatro anos. Roberto Rodrigues abriu a II Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Produtos Agropecuários, que ocorre em Brasília essa semana.

Para Rodrigues, o evento servirá também para permitir aos países do Mercosul que harmonizem suas normas de rastreamento. A partir disso, acrescentou, o Brasil lançará o seu novo projeto do Sistema Brasileiro de Identificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).

Além do Sisbov, o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e órgãos vinculados como a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecjuária (Embrapa) têm outros programas de rastreabilidade e segurança alimentar. Entre eles, Rodrigues citou o Programa de Produção Integrada de Frutas (PIF), Sistema Agrícola de Produção Integrada (Sapi), Programa de Alimentos Seguros (PAS), Pró-Orgânico, Integração Lavoura Pecuária e as ações permanentes de sanidade animal e vegetal. As informações são do Mapa.

Os comentários estão encerrados.