EUA: demanda por carne bovina cai no 1º trimestre
30 de maio de 2006
Pedro Eduardo de Felício, Professor da Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
1 de junho de 2006

Rodrigues: agricultura começa a sair da crise em 2007

O ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, disse acreditar que em 2007 a agricultura brasileira começará a sair da crise econômica. Em entrevista coletiva concedida hoje ontem às emissoras de rádio da Radiobrás, o ministro classificou a crise como a maior enfrentada pelo setor nos últimos 40 anos.

Para Rodrigues, há espaço para otimismo em função de fatores como mudanças na área cambial e programas estruturantes que estão sendo desenvolvidos.

No que se refere às ações estruturantes, ele citou as propostas de reformulação do seguro rural e de extensão do chamado regime de drawback para todos os produtos do agronegócio. Por esse modelo, há a isenção de impostos na importação de matérias-primas desde que o produto final seja exportado.

Atualmente, essa isenção vale apenas para frutas, algodão, camarão, carne de frango e carne suína, mas, segundo Rodrigues, o ministério vai enviar uma mensagem à Câmara de Comércio Exterior (Camex) pedindo a extensão do regime aos demais produtos.

A notícia é do Mapa, com informações da Radiobrás.

Os comentários estão encerrados.